Comissão de Saúde pretende articular grupo tripartite para debater verbas do SUS

Reunião da Comissão de Saúde (19/6)

LETÍCIA GOMES
DA REDAÇÃO

A Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher aprovou, nesta quarta-feira (19/06), requerimento com o compromisso de discutir com a União, o governo estadual e o município de São Paulo a respeito dos gastos atuais com a saúde municipal e a necessidade de elevar as verbas para o SUS (Sistema Único de Saúde) paulistano.

De acordo com o vereador Gilberto Natalini (PV), autor do requerimento, 50% da população depende exclusivamente do atendimento do SUS, cujos serviços têm sido cortados devido ao volume do repasse – de 0,13% – para o Fundo Municipal de Saúde. Segundo Natalini, o município aplica na área de saúde mais de 20% dos recursos do Tesouro Municipal, financiando assim cerca de 80% do custo total do SUS na cidade.

Diante desses números, o vereador sugere a criação de uma comitiva de vereadores para conversar a respeito do financiamento do SUS com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, juntamente com representantes da prefeitura e governo estadual, já que o valor repassado hoje é considerado insuficiente.

“A conta não fecha, o município não consegue suportar no seu orçamento todo atendimento às pessoas que dependem do SUS, que inclusive vem de fora da cidade de São Paulo para serem atendidas aqui. O município não dá conta disso, queremos que a comissão faça as tratativas políticas para que eles também assumam as responsabilidades, pois o SUS é tripartite”, declarou Natalini.

Também participaram da reunião os vereadores Celso Giannazi (PSOL), Milton Ferreira (PODE), Noemi Nonatto (PL) e Patrícia Bezerra (PSDB).

Fonte Oficial: http://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/comissao-de-saude-pretende-articular-grupo-tripartite-para-debater-verbas-do-sus/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Comissão visita zona leste para checar obras da Petrobras

Atualizado em (13/08/2019 – 20h12) | Cidade, Comissões, Geral, Meio Ambiente, Notícias …