Paim comemora lei que dispensa de perícias os aposentados por HIV/Aids — Senado Notícias

Durante pronunciamento nesta quinta-feira (27), o senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou a sanção da Lei 13.847, que dispensa as pessoas com HIV/Aids aposentadas por invalidez de fazer reavaliação pericial de seis em seis meses. O avanço na legislação, lembrou o parlamentar, teve origem no Projeto de Lei do Senado (PLS) 188/2017, de autoria dele. O texto foi construído por meio de muito diálogo e contou com apoio unânime dos congressistas, afirmou o senador.

Paim explicou que inicialmente o projeto foi vetado pelo Executivo, mas após a mobilização de parlamentares junto ao governo, o veto foi analisado em sessão do Congresso e derrubado com apoio até mesmo da base governista. Ele nomeou o novo texto como Lei Renato da Matta, em homenagem a um cidadão com HIV/Aids que lutou pela aprovação do projeto.

— A importância da Lei Renato da Matta é evidente: a dispensa para a reavaliação, porque as pessoas com Aids, que contraíram os vírus, não têm volta. Podem se conservar, mas não há como voltar à estaca zero. Essas pessoas seguem com a aposentadoria, recebendo um salário mínimo para poderem se alimentar e comprar remédios e, assim, ter dignidade — ressaltou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/06/27/paim-comemora-lei-que-dispensa-de-pericia-os-aposentados-por-hiv-aids.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Senado celebra 15 anos da Universidade da Maturidade em sessão especial — Senado Notícias

Em atendimento a requerimento do senador Eduardo Gomes (MDB-TO), o Senado irá promover na sexta-feira …