Colegiados de direito público divulgam números do primeiro semestre – STJ

Os órgãos julgadores do Superior Tribunal de Justiça (STJ) especializados em direito público apresentaram o balanço estatístico do primeiro semestre do ano. Entre os destaques do período há o julgamento dos recursos repetitivos, que permitiram a solução simultânea de milhões de processos.

Primeira Seção

A Primeira Seção teve 2.285 novos processos distribuídos e baixou 2.662. Durante o semestre, os ministros julgaram 4.536 processos, sendo 1.099 em sessão e 3.437 monocraticamente. O número de julgamentos é 18% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

Em sua última sessão como presidente do colegiado, o ministro Mauro Campbell Marques destacou a grande quantidade de recursos repetitivos julgados no semestre – sete temas no total –, os quais permitiram a resolução de cerca de 30 milhões de processos em todo o país.

O ministro também lembrou que outros 14 temas foram afetados na primeira metade de 2019 para julgamento pela seção no rito dos repetitivos, mantendo-se a ênfase no sistema de precedentes qualificados.

Primeira Turma

Na Primeira Turma, 18.051 processos foram distribuídos e 34.263, baixados. Foram julgados, ao todo, 44.072 processos, sendo 9.243 em sessão e 34.829 de forma monocrática. Assim como no primeiro semestre de 2018, o colegiado teve uma expressiva redução no estoque processual.

O presidente da Primeira Turma, ministro Gurgel de Faria, creditou o desempenho no semestre ao intenso trabalho de ministros, advogados, membros do Ministério Público e servidores do tribunal.

Também integram o colegiado os ministros Napoleão Nunes Maia Filho, Benedito Gonçalves, Sérgio Kukina e Regina Helena Costa.

Segunda Turma

A Segunda Turma recebeu 19.093 novos processos e baixou 30.893. O número de julgamentos chegou a 39.744 (9.485 decisões em sessão e 30.259 monocráticas).

O ministro Herman Benjamin, presidente em exercício da Segunda Turma, destacou a comparação entre o número de processos recebidos e julgados. “Foram julgados 10 mil processos a mais do que recebemos. É um número extraordinário, que merece ser mencionado e celebrado por todos os gabinetes, já que mostra que o nosso acervo está caindo”, afirmou.

Também fazem parte do colegiado os ministros Francisco Falcão (presidente), Og Fernandes, Mauro Campbell Marques e Assusete Magalhães.

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/ruyAQ8HRlyo/Colegiados-de-direito-p%C3%BAblico-divulgam-n%C3%BAmeros-do-primeiro-semestre.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU – STJ

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU Fonte Oficial: …