Tribunal mantém alta produtividade nos julgamentos de direito penal em 2019 – STJ

Os colegiados especializados em direito penal do Superior Tribunal de Justiça (STJ) iniciaram o ano de 2019 mantendo a crescente produtividade nos julgamentos, dando continuidade, assim, à redução do acervo de processos.

Terceira Seção

No primeiro semestre, a Terceira Seção recebeu 1.125 novos processos e, ao mesmo tempo, baixou 1.468 – dados que expressam a redução do estoque processual. Além disso, os ministros produziram 2.609 julgamentos (303 colegiados e 2.306 monocráticos), quase o dobro do realizado no mesmo período do ano anterior.

O presidente da seção, ministro Nefi Cordeiro, disse que o desempenho do colegiado “é motivo de satisfação e orgulho pela realização de justiça da melhor forma possível para cada caso concreto”, mas comentou que “o volume de processos é muito grande” e impressiona, “especialmente se comparado com sistemas jurídicos em outros países”.

Quinta Turma

A Quinta Turma teve 23.466 processos distribuídos e baixou 28.408 no primeiro semestre. Ao todo, o colegiado realizou 31.434 julgamentos, sendo 7.892 em sessão e 23.542 em decisões monocráticas.

Apesar de um número maior de processos distribuídos em relação ao mesmo período do ano anterior, o colegiado conseguiu aumentar em 3,3% a quantidade de processos baixados, garantindo o aumento de produtividade.

O ministro Ribeiro Dantas, presidente da turma, classificou como “excepcionais” os resultados alcançados no semestre e dividiu os méritos com seu antecessor no cargo, o ministro Reynaldo Soares da Fonseca, e com os demais ministros e servidores.

Os ministros Felix Fischer, Jorge Mussi e Joel Ilan Paciornik também fazem parte da Quinta Turma.

Sexta Turma

Na Sexta Turma, foram 23.468 processos distribuídos e 26.621 baixados. Os ministros julgaram 30.045 processos – 6.247 em sessão e outros 23.778 de forma monocrática.

O presidente da turma, ministro Nefi Cordeiro, saudou o empenho dos ministros para o resultado. Ele afirmou que o aumento do volume de processos é uma “realidade por todos conhecida”, mas ressaltou que, apesar da demanda, também houve um crescimento de 10% no número de julgamentos, o que contribuiu para a redução do estoque processual.

A Sexta Turma é composta, ainda, pela ministra Laurita Vaz e pelos ministros Sebastião Reis Júnior, Rogerio Schietti Cruz e Antonio Saldanha Palheiro.

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/VROTR3NmUDw/Tribunal-mant%C3%A9m-alta-produtividade-nos-julgamentos-de-direito-penal-em-2019.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU – STJ

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU Fonte Oficial: …