Acordo entre Mercosul e Europa pode prejudicar vinícolas gaúchas, diz Lasier — Senado Notícias

O senador Lasier Martins (Podemos-RS) avaliou, nesta terça-feira (2), em Plenário, o Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e a União Europeia. Para o senador, o acordo dá motivo para euforia dos países do Mercosul mas traz também algumas expectativas sobre o seu real desdobramento nos próximos anos.

Lasier disse acreditar que a notícia do acordo é boa para o Rio Grande do Sul, devido à tradição agrícola do estado.

— Para a nossa pauta de exportações, nós haveremos de ter alguns benefícios, particularmente com a exportação de soja, dos móveis, das carnes — principalmente da carne de frango —, de celulose e do fumo. Nesses particulares, nós haveremos realmente de ter uma demanda muito interessante para o estado.

Por outro lado, o senador mostrou preocupação com possíveis prejuízos que o acordo possa trazer aos produtores de vinho gaúchos. Ele destacou que, além da concorrência dos vinhos argentinos e chilenos, os gaúchos enfrentarão a produção de portugueses, espanhóis, franceses e italianos.

O parlamentar lembrou que cada garrafa de vinho produzida no Rio Grande do Sul paga 44% de impostos, o que complica a concorrência com os produtores estrangeiros. O parlamentar destacou necessária e urgente uma reforma tributária.

— Com este acordo, se tornará imprescindível a votação e a aprovação muito especialmente da reforma tributária, porque os nossos produtos pagam demasiadamente alto, e isso poderá nos prejudicar nessas transações com a União Europeia — ponderou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/07/02/acordo-entre-mercosul-e-europa-pode-prejudicar-vinicolas-gauchas-diz-lasier.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …