Escola do Parlamento da Câmara forma servidores e munícipes

DA REDAÇÃO 

Com o objetivo de aproximar o Legislativo municipal da sociedade paulistana, por meio da formação e capacitação de agentes públicos e munícipes, a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo foi instituída primeiramente pelo Ato 1131/2011 e, em seguida, pela Lei nº. 15.506/2011, que define sua estrutura, organização e finalidade.

O Regimento Interno da Câmara dispõe sobre a organização da escola e funcionamento. Já o Ato 1350/2016 traz as principais regras para o credenciamento e contratação de docentes, complementado pelo Ato 1243/2013, que define a documentação exigida.

A intenção é difundir conhecimentos socioeconômicos, políticos, ambientais, educacionais e culturais da cidade de São Paulo, através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A escola ainda promove ações voltadas para a formação política, como cursos e seminários. Há também o incentivo à pesquisa técnico-acadêmica em cooperação com outras instituições de ensino. Em parceria com pesquisadores, docentes e especialistas, a escola também publica estudos a respeito de questões relevantes para a cidade e o Legislativo local.

Os trabalhos são divididos em quatro eixos temáticos, os quais, de acordo com a direção da Escola do Parlamento, ajudam a delinear a relação dos cidadãos, representantes e representados, com o cotidiano da cidade.

No eixo Estudos da Metrópole, a ideia é promover o debate sobre questões cotidianas da metrópole, serviços públicos e soluções sustentáveis. O eixo Estado, Instituições, Democracia e Participação Social se destina a tratar do conhecimento das atividades do Legislativo e mecanismos de participação. Em Gestão e Políticas Públicas, a intenção é incentivar a compreensão e a participação no ciclo da política pública desde a formulação e implementação até a avaliação dos resultados. Por fim, em Cultura, Educação e Cidadania, são discutidas as práticas de participação social, em que as produções simbólica e cultural são partes indissociáveis da própria atuação cidadã.

Para acompanhar a agenda de eventos e cursos oferecidos pela Escola do Parlamento, basta acessar o link no Portal da Câmara.

Fonte Oficial: http://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/escola-do-parlamento-da-camara-forma-servidores-e-municipes/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

ISS menor para contratação de mulheres vítimas de violência é tema de projeto

Atualizado em (10/07/2019 – 18h00) | Cidade, Em Tramitação, Geral, Notícias, Projetos, vereador, Vereadores …