Bittar parabeniza governo por exigir transparência sobre o Fundo Amazônia — Senado Notícias

Durante pronunciamento nesta quarta-feira (10), o senador Marcio Bittar (MDB-AC) parabenizou o governo por exigir prestação de contas dos projetos financiados com dinheiro do Fundo Amazônia, composto, principalmente, por doações da Alemanha e Noruega. Segundo ele, o dinheiro até ajudou a preservar 45 milhões de hectares da floresta, mas deixou de lado o fator humano, beneficiando apenas 162 mil pessoas, num universo de 20 milhões de amazônidas.

Bittar lembrou que a região Norte, apesar do Fundo, é a que apresenta os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), com gravidez precoce, violência, desemprego e apenas 8% da população beneficiada com saneamento básico.

Aqueles que estão nos assistindo no Sudeste, no Sul, parem de ficar imaginando que nós vamos viver de ecoturismo. Perguntem para suas próprias famílias quais os filhos e netos estão programando férias no seio da Floresta Amazônica. Nenhum, porque aquilo é inóspito. Nós não temos estradas, porque quando se fala em fazer uma estrada na Amazônia, o mundo quase cai, porque vai acabar com a Amazônia, vai destruir tudo. Se você não tem estrada, não tem ramal, como é que se produz, como escoa a produção? — questionou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/07/10/bittar-parabeniza-governo-por-exigir-transparencia-sobre-o-fundo-amazonia.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Projeto que aumenta apoio escolar para pessoas com deficiência será votado na CE — Senado Notícias

A Comissão de Educação (CE) tem reunião nesta terça-feira (19), a partir das 10 horas, …