Casa da Leitura Jamil Snege tem sugestões para uma viagem literária – Prefeitura de Curitiba/PR

Férias é época de viajar e a Casa da Leitura Jamil Snege, na Rua da Cidadania da Fazendinha/Portão, oferece passagem gratuita para crianças, jovens e adultos embarcarem em outros mundos ou dimensões. São cerca de oito mil livros para todos os gostos e idades.

Para ajudar a escolher o destino, Thiago Correa, responsável pela Casa da Leitura, fez uma seleção de títulos de livros infantil e infantojuvenil.

Entre os livros sugeridos estão alguns autores indígenas brasileiros, especialidade de Thiago Correa nas atividades de leitura que ele conduz. “O critério é livros que já li e também de autores indígenas brasileiros”, diz.

Casas de Leitura

Curitiba conta com 17 Casas de Leitura espalhadas por todas as regionais. Os espaços são administrados pela Fundação Cultural de Curitiba e disponibilizam serviços culturais e literários, como empréstimo de livros, rodas de leitura, oficinas de criação literária e de contação de histórias.

O cadastro para empréstimo de livros é feito mediante apresentação de comprovante de endereço, RG e autorização dos pais, quando menor de 16 anos.

Veja qual título mais combina com seu gosto e boa viagem

A Caveira Rolante, A mulher Lesma e outras histórias indígenas de assustar – Daniel Munduruku

Seres misteriosos viajam do centrão da mata para as páginas do livro, convidando o leitor a conhecer os segredos e perigos da floresta que foram transmitidos pela sabedoria dos ancestrais.

Com a noite veio o sono – Lia Minapoty

Uma narrativa amazônica contada por uma indígena maraguá sobre como surgiram a noite e alguns animais noturnos, como a coruja, a guariba e o bacurau, alguns deles quase desconhecidos em ambientes urbanos.

O anjo Rouco – Paulo Venturelli

O ruído espantoso e desconhecido assombra os habitantes de uma pequena cidadezinha de Santa Catarina provocando o protagonista da história, e também o leitor, a seguir em busca de desvendar o mistério.

O beijo da palavrinha – Mia Couto

O livro narra a história de Maria Poeirinha, garota que vivia com a família em uma aldeia africana muito pobre. Ela nunca viu o mar. Até que um dia, seu tio Jaime Litorâneo comenta que aquilo não poderia acontecer, que “quem nunca viu o mar não sabe o que é chorar”. Infelizmente Maria Poeirinha adoece sem saber se conseguirá aprender a chorar do modo que seu tio recomenda.

Meu lugar no mundo – Sulami Katy

Pela voz da jovem Sulami Katy o leitor é convidado a conhecer a cultura do seu povo, os potiguaras, através do milenar e aventureiro exercício de ouvir e contar histórias, como forma de preservação da cultura e manutenção da memória dos povos originários. As páginas do livro reservam aventura garantida.

Formigueiro de Myrakãwéra – Yaguarê Yamã

Uma assustadora narrativa sobre uma certa região amazônica, sinistra e macabra, que dizem ser assombrada por formigas gigantes e mortos-vivos. “Os antigos diziam que as pessoas amarradas ali eram devoradas por formigas. Mas que formigas?” Esta obra deriva de uma lenda do povo maraguá contada pelo escritor, ilustrador e professor indígena Yaguarê Yamã.

Para jovens e adultos

A Odisséia de Penélope: o mito de Penélope e Odisseu – Margaret Atwood
No seu pescoço – Chimamanda Ngozi Adichie
O filho da mãe – Bernardo Carvalho
Persépolis – Marjane Satrapi
Terra Sonâmbula – Mia Couto

Serviço: Casa da Leitura Jamil Snege

Endereço: Rua Carlos Klemtz, 1.700 – Fazendinha

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30

Pode ser frequentada por qualquer pessoa, de qualquer idade.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/casa-da-leitura-jamil-snege-tem-sugestoes-para-uma-viagem-literaria/51425.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …