Casa da Leitura Jamil Snege tem sugestões para uma viagem literária – Prefeitura de Curitiba/PR

Férias é época de viajar e a Casa da Leitura Jamil Snege, na Rua da Cidadania da Fazendinha/Portão, oferece passagem gratuita para crianças, jovens e adultos embarcarem em outros mundos ou dimensões. São cerca de oito mil livros para todos os gostos e idades.

Para ajudar a escolher o destino, Thiago Correa, responsável pela Casa da Leitura, fez uma seleção de títulos de livros infantil e infantojuvenil.

Entre os livros sugeridos estão alguns autores indígenas brasileiros, especialidade de Thiago Correa nas atividades de leitura que ele conduz. “O critério é livros que já li e também de autores indígenas brasileiros”, diz.

Casas de Leitura

Curitiba conta com 17 Casas de Leitura espalhadas por todas as regionais. Os espaços são administrados pela Fundação Cultural de Curitiba e disponibilizam serviços culturais e literários, como empréstimo de livros, rodas de leitura, oficinas de criação literária e de contação de histórias.

O cadastro para empréstimo de livros é feito mediante apresentação de comprovante de endereço, RG e autorização dos pais, quando menor de 16 anos.

Veja qual título mais combina com seu gosto e boa viagem

A Caveira Rolante, A mulher Lesma e outras histórias indígenas de assustar – Daniel Munduruku

Seres misteriosos viajam do centrão da mata para as páginas do livro, convidando o leitor a conhecer os segredos e perigos da floresta que foram transmitidos pela sabedoria dos ancestrais.

Com a noite veio o sono – Lia Minapoty

Uma narrativa amazônica contada por uma indígena maraguá sobre como surgiram a noite e alguns animais noturnos, como a coruja, a guariba e o bacurau, alguns deles quase desconhecidos em ambientes urbanos.

O anjo Rouco – Paulo Venturelli

O ruído espantoso e desconhecido assombra os habitantes de uma pequena cidadezinha de Santa Catarina provocando o protagonista da história, e também o leitor, a seguir em busca de desvendar o mistério.

O beijo da palavrinha – Mia Couto

O livro narra a história de Maria Poeirinha, garota que vivia com a família em uma aldeia africana muito pobre. Ela nunca viu o mar. Até que um dia, seu tio Jaime Litorâneo comenta que aquilo não poderia acontecer, que “quem nunca viu o mar não sabe o que é chorar”. Infelizmente Maria Poeirinha adoece sem saber se conseguirá aprender a chorar do modo que seu tio recomenda.

Meu lugar no mundo – Sulami Katy

Pela voz da jovem Sulami Katy o leitor é convidado a conhecer a cultura do seu povo, os potiguaras, através do milenar e aventureiro exercício de ouvir e contar histórias, como forma de preservação da cultura e manutenção da memória dos povos originários. As páginas do livro reservam aventura garantida.

Formigueiro de Myrakãwéra – Yaguarê Yamã

Uma assustadora narrativa sobre uma certa região amazônica, sinistra e macabra, que dizem ser assombrada por formigas gigantes e mortos-vivos. “Os antigos diziam que as pessoas amarradas ali eram devoradas por formigas. Mas que formigas?” Esta obra deriva de uma lenda do povo maraguá contada pelo escritor, ilustrador e professor indígena Yaguarê Yamã.

Para jovens e adultos

A Odisséia de Penélope: o mito de Penélope e Odisseu – Margaret Atwood
No seu pescoço – Chimamanda Ngozi Adichie
O filho da mãe – Bernardo Carvalho
Persépolis – Marjane Satrapi
Terra Sonâmbula – Mia Couto

Serviço: Casa da Leitura Jamil Snege

Endereço: Rua Carlos Klemtz, 1.700 – Fazendinha

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30

Pode ser frequentada por qualquer pessoa, de qualquer idade.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/casa-da-leitura-jamil-snege-tem-sugestoes-para-uma-viagem-literaria/51425.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Luciano Cartaxo entrega Casa de Passagem Familiar e dois ônibus adaptados nesta segunda (19)

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, entrega, às 9h desta segunda-feira (19), a Casa …