Previdência: Manifestantes tentam invadir Câmara – Congresso em Foco

Contrários às mudanças nas regras do sistema de aposentadoria, manifestantes tentaram invadir, por volta das 16h30 desta quarta-feira (10), o anexo II da Câmara dos Deputados. O protesto ocorre instantes antes da votação da reforma da Previdência. A segurança isolou a área com grades para evitar a efetivação da invasão.

> AO VIVO: Câmara rejeita fatiamento da reforma da Previdência

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), avisou que combaterá tais iniciativas, inclusive com restrição de acesso às dependências do Congresso. Os manifestantes pedem regras mais brandas para a aposentadoria dos professores e a suspensão dos cortes do governo federal na área da Educação.

Quando viram o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) passar no interior do anexo da Câmara, os manifestantes gritaram “traidor, traidor, traidor”. Eles também chamaram o parlamentar de “canalha”.

Em ato pulverizado, criticaram ainda a política ambiental e indígena do governo Jair Bolsonaro. Além disso, gritavam palavras de ordem, como “Lula Livre”. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preso na sede da Polícia Federal, em Curitiba, após condenação no âmbito da Operação Lava Jato.

O protesto foi organizado por sindicatos vinculados à Central Única dos Trabalhadores (CUT), braço sindical do PT, maior partido de oposição à gestão Bolsonaro. “Nós temos que fazer o enfrentamento mesmo, mas com cuidado para não machucar ninguém”, disse um dos líderes da manifestação.

A Polícia Militar do Distrito Federal foi acionada para auxiliar na proteção à Câmara.

> Quem votou contra os professores na reforma da Previdência

Continuar lendo em Congresso em Foco.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Podemos ganha força no Senado – Congresso em Foco

O Podemos quer ter a maior bancada do Senado. Por isso, tenta atrair pelo menos …