Comissão de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas ouve demandas sobre saúde nas aldeias – OAB

O presidente da Comissão Especial de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas da OAB nacional, Paulo Machado Guimarães, recebeu lideranças indígenas de diversas partes do Brasil e ouviu pleitos sobre a área da saúde nas aldeias. O encontro aconteceu na sede da OAB, na tarde desta quinta-feira (11).

Yssô Truká, cacique do povo Truká, de Pernambuco, foi um dos porta-vozes das lideranças. “Estamos sofrendo com a descontinuidade de vários serviços essenciais de saúde, como o serviço de transporte de pacientes de média e alta complexidade. Isso custa vidas. Vemos na OAB uma entidade capaz de representar nossos pleitos e fazê-los chegar a quem precise”, relatou. 

“O SIASI é um subsistema do SUS – Sistema Único de Saúde, e igualmente carece de atenção e cuidados. Ouvimos situações que envolvem a prestação direta e indireta de serviços nos distritos sanitários indígenas. É necessário que se apure e se responsabilize os envolvidos, mas sem interromper a prestação de serviços básicos à população indígena”, disse Paulo Machado Guimarães.

A comissão levará os fatos narrados à diretoria nacional da OAB para a tomada de decisões cabíveis. Além de Pernambuco, participaram da reunião caciques de aldeias de Alagoas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe. Os representantes, em sua maioria, são presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena e levaram à Ordem relatos de precariedade no atendimento do Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (SIASI) do Governo Federal.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/57358/comissao-de-defesa-dos-direitos-dos-povos-indigenas-ouve-demandas-sobre-saude-nas-aldeias.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente do IAB rechaça discurso de ódio e antissemitismo no Pleno da OAB – OAB

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sidney Limeira Sanches, defendeu, nesta segunda-feira (25), …