Líderes da oposição tentam acordo para aprovar destaques à reforma da Previdência – Notícias

Líderes da oposição tentam acordo para aprovar destaques à reforma da Previdência

Líderes de partidos da oposição negociam a aprovação de dois destaques que alteram o texto da reforma da Previdência (PEC 6/19). O PSB propõe uma alteração que retira o aumento do tempo de contribuição – de 15 para 20 anos – exigido para aposentadoria dos homens. Já o PDT articula a aprovação do destaque que diminui a idade mínima de aposentadoria dos professores da ativa para 52 (mulheres) e 55 (homens).

O líder da oposição, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), acredita que a proposta do partido tem sensibilizado parlamentares. Ele explica que o trabalhador que se aposenta por idade contribui em média 5 meses por ano e, se for exigido dele 5 anos de contribuição a mais, isso significa 12 anos a mais de trabalho, ou seja, o trabalhador que já cumpriu a idade mínima só se aposentaria com 77 anos. Segundo Molon, a equipe econômica do governo avalia o impacto dessas alterações no texto.

“O trabalhador corre o risco de nem se aposentar nem poder acessar o BPC, ficar sem nada. Entendemos que é fundamental responsabilidade fiscal, mas é inaceitável que ela seja separada da responsabilidade social”, declarou.

Professores
O líder do PDT, deputado André Figueiredo (CE), afirmou que o acordo que beneficia os professores tem grande possiblidade de ser fechado.

“Já conversamos e dialogamos. O governo está percebendo que não tem como derrubar o destaque supressivo e esse destaque deve ser aprovado. Quem ganha são os professores e a educação do Brasil ”, comentou.

Mais informações a seguir

Fonte Oficial: Câmara dos Deputados.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …