Moradores do Santo Inácio comemoram limpeza do rio – Prefeitura de Curitiba/PR

Bastava o céu escurecer avisando a chegada da chuva para que a família do aposentado Paulo Alves Ferreira, morador da rua André Zilio, no Santo Inácio, começasse a se preocupar com o risco de alagamento da casa e de boa parte da via. Localizadas em um fundo de vale, as áreas inundavam com facilidade devido ao assoreamento do córrego, afluente do rio Mossunguê, que passa atrás da residência.

 A aflição, comum também aos outros moradores da rua, chegou ao fim nesta semana, com os serviços de limpeza e drenagem realizados pela Prefeitura de Curitiba. Equipes do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas drenaram e limparam aproximadamente 200 metros do rio, que fica próximo a BR 277.

A máquina escavadeira usada na operação retirou detritos, entulhos e o lixo acumulado que impedia a vazão natural do rio, resultado em alagamentos frequentes. A intervenção é  parte das ações voltadas à recuperação dos rios da cidade e são executadas  a partir do programa Amigo dos Rios, que visa sensibilizar a população para o cuidado com os rios.

“Após a intervenção do município, é fundamental que a comunidade tem assuma a responsabilidade de auxiliar o poder público na manutenção da limpeza dos rios, tornando-se parceiros na fiscalização”, diz  a administradora regional de Santa Felicidade, Simone Chagas Lima.

Cuidar do lixo

Os moradores acompanharam a intervenção que era reivindicada havia mais de quatro anos. “As equipes passavam por aqui, se comprometiam e nada de resolver. Essa gestão fez diferente e estamos acompanhado a obra acontecer”, disse o aposentado Paulo Alves Ferreira. Agora, o pedido do morador é direcionado aos vizinhos. “Temos todos que cuidar, dar destino certo ao lixo para evitar que o problema volte a acontecer”, disse Ferreira.

A dona de Karen Cristina Oliveira Martins, que vive há 21 anos na rua, comemorou a obra que vai garantir melhor qualidade de vida aos moradores, especialmente agora, que sua primogênita, Lorena, acabou de nascer. “Os alagamentos causavam muitos transtornos, além da sujeira os bichos e insetos nos perturbavam. Agora minha filha vai crescer num ambiente saudável”, disse Karen.

A aposentada Elezira Rizzo mora a apenas três anos na região, mas neste tempo já acumulou histórias dos vizinhos sobre perdas causadas pela cheia do rio. Acredita que a limpeza do rio resolverá parte do problema, mas destaca a importância da participação individual de cada morador.

“Se não cuidarmos e fiscalizarmos para que todos preservem o rio voltará a ficar obstruído”, disse a mradora Elezira Rizzo. 

A limpeza do rio Mossunguê é uma das inúmeras ações realizadas neste semestre nos rios e córregos da Regional Santa Felicidade. Nesta mesma semana, no Santo Inácio, foi realizada obra de manutenção de  outro fundo de vale, desta vez na Rua Luiz Sperandio, no Conjunto Saturno. Tubos de concreto que havia caído no córrego em função da erosão do terreno foram recolocados sob uma nova base.

No Conjunto Veneza, em Santa Felicidade, foi realizada a limpeza no Rio Uvu, numa extensão de 200  metros, na rua Célia Cabral Salgueiro. Também já foram realizadas obras de drenagem nas ruas Arthur Leinig e Rua Luiz Leduc, no Vista Alegre.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/moradores-do-santo-inacio-comemoram-limpeza-do-rio/51444.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Maiores de 50 anos têm clube da leitura em Santa Felicidade – Prefeitura de Curitiba/PR

Nesta quinta-feira (22/8) vai ter Clube da Leitura Só para Maiores (de 50 anos) na …