Paulo Paim alerta para impactos do teto de gastos públicos na saúde — Senado Notícias

O senador Paulo Paim (PT- RS) manifestou nesta quinta-feira (11), em Plenário, sua preocupação com as consequências da Emenda Constitucional 95, que limitou o aumento de gastos públicos, em vigência desde 2016.

Ao analisar a questão do ponto de vista da saúde, Paulo Paim disse que o número elevado de desempregados gera queda na renda, provocando o aumento da inadimplência. Com dívidas e sem condições de manter o padrão de vida, muitas famílias optaram, por exemplo, pelo cancelamento de serviços, como os planos de saúde, alertou.

Paim lembrou que o Sistema Único de Saúde (SUS) está pressionado, com o aumento do número de usuários que antes usavam as clínicas e hospitais conveniados aos planos de saúde. E a limitação dos investimentos públicos em diversos setores, inclusive na saúde, inviabiliza o atendimento adequado dos usuários, acrescentou o senador.

— É fundamental revogar a Emenda Constitucional 95. E a Comissão de Direitos Humanos, em matéria da qual fui relator, aprovou por unanimidade a revogação dessa emenda. “Em momentos de crise, o Estado tem de investir”, já dizia keynes. Vamos em frente. O Brasil precisa de mais infraestrutura, de um projeto global de nação, planejamento, energia, estradas, portos, ferrovias, habitação — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/07/11/paulo-paim-alerta-para-impactos-do-teto-de-gastos-publicos-na-saude.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Empresa que reduzir vagas por conta de automação poderá pagar Previdência — Senado Notícias

O projeto de lei (PL 713/2024), de iniciativa do senador Weverton (PDT-MA), prevê o pagamento …