Pessoa com Deficiência tem garantida a isenção de IPVA – AASP

Os julgadores da Seção de Direito Público do Tribunal de Justiça do Pará, em reunião realizada nesta terça-feira, 9, reafirmou a liminar já concedida, reconhecendo a isenção tributária de Imposto sobre Propriedade de Veículos Automores (IPVA), a Altair Bekimam Barata, pessoa com deficiência (PcD). Altair recorreu à Justiça através de mandado de Segurança movido contra o secretário da Fazenda do Estado do Pará, após não conseguir a isenção de forma administrativa.

De acordo com o processo, Altair alegou que foi excluído do direito de peticionar à SEFA solicitando tal benefício, uma vez que o órgão somente aceita pedidos eletrônicos, o qual não dispõe de campo de petição para PcD não condutora de veículo, exigindo obrigatoriamente no acesso a CNH do requerente. A defesa de Altair argumentou que a omissão afronta a Constituição Federal e as Convenções Internacionais das quais o Brasil é signatário.

A relatora do Mandado de Segurança, desembargadora Maria Elvina Gemaque Taveira, embasou a sua decisão em jurisprudências da própria Seção de Direito Público, destacando que a “a legislação estadual que trata sobre a isenção do IPVA aos portadores de deficiência física não faz distinção entre os portadores de necessidades especiais com ou sem habilitação para direção de automóveis, garantindo o benefício fiscal de forma plena e em observância aos princípios constitucionais da igualdade e da dignidade da pessoa humana. Ou seja, o artigo 3º, XII da Lei Estadual nº 6017/96 não exige como condição para isenção do IPVA a condição de condutor”.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa
Texto: Marinalda Ribeiro

Fonte Oficial: AASP.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Senadores querem saber se emendas representam compra de votos a favor da Previdência – Congresso em Foco

A liberação de emendas durante a votação da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados …