Vale do Pinhão vai reforçar atuação nas regionais e estar mais perto da população – Prefeitura de Curitiba/PR

 

O Vale do Pinhão, movimento do ecossistema de inovação de Curitiba, vai ficar mais próximo da população. A presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi, se reuniu na última quarta-feira (10/7) com representantes das administrações regionais da capital para apresentar os pilares e os programas de inovação que estão em curso.

O Vale do Pinhão, que completou dois anos em 2019, colocou Curitiba em um novo patamar de inovação, ao se sustentar em cinco pilares: sistema jurídico e incentivos fiscais para projetos inovadores; apoio a educação e empreendedorismo; tecnologia, conexão e integração e desenvolvimento urbano. 

“O Vale do Pinhão é um projeto de todo ecossistema de inovação da cidade, conecta governo, universidades, empresas, startups e investidores, centros de pesquisa, movimentos culturais em prol do desenvolvimento de soluções inteligentes”, explica Cris.

No seu escopo estão todas as iniciativas inovadoras de Curitiba, com programas como Empreendedora Curitibana, Espaços do Empreendedor, Bom Negócio, Worktibas, Fab Labs, os Farois de Inovação e o Tecnoparque. Além disso, o Vale do Pinhão conta com uma agenda intensa de eventos de apoio a startups e palestras, capacitação e workshops para empreendedores.

Localizados nas Ruas da Cidadania, os nove Espaços do Empreendedor – Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Santa Felicidade, Fazendinha, Pinheirinho e Tatuquara –  trouxeram o movimento para perto da população, ao oferecem vários serviços gratuitos, como formalização ou encerramento de MEI, emissão de alvará, realização de declaração anual.

O atendimento é feito por meio de um termo de cooperação técnica com o Sebrae/PR, que também oferece consultorias de profissionais na gestão do negócio. As pessoas podem ainda obter informações contábeis sobre a empresa, como débitos em aberto e formas de quitação.

Em 2018, passaram pelos Espaços Empreendedor nas Ruas da Cidadania aproximadamente 60 mil pessoas.

“Curitiba tem feito muito na área de inovação e no âmbito das cidades inteligentes. Queremos aproximar essas soluções e conectar cada vez mais com a população”, disse Cris Alessi.

A ideia é estabelecer um cronograma de reuniões com as regionais para discutir temas e demandas da população, de acordo com Fred Lacerda, diretor jurídico da Agência Curitiba. “Faz parte de um dos objetivos do Vale do Pinhão integrar todos os atores desse ecossistema e o cidadão precisa ter papel cada vez mais ativo na cidade inteligente”, disse.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/vale-do-pinhao-vai-reforcar-atuacao-nas-regionais-e-estar-mais-perto-da-populacao/51435.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Licenças do Cais Embarcadero seguem válidas

O prefeito Nelson Marchezan Júnior e os secretários municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Germano …