Avança projeto de instalação de paineis solares em terminais e no Caximba – Prefeitura de Curitiba/PR

A visita técnica do diretor de Projetos da Cities Finance Facility, da rede C40, Günther Wehenpohl, a Curitiba, terminou com uma reunião com o prefeito Rafael Greca. O encontro aconteceu na tarde desta sexta-feira (12/7), no Palácio 29 de Março.

Em pauta, esteve o Curitiba Mais Energia, programa de uso de energia limpa e sustentável na cidade, e as conclusões a respeito das vistorias realizadas pelo diretor.

Os trabalhos fazem parte do apoio que Curitiba recebe da C40 – rede de grandes cidades comprometidas com o enfrentamento das mudanças climáticas – e da GIZ, agência do governo alemão, na viabilidade da instalação de painéis fotovoltaicos nos terminais de ônibus e no aterro sanitário do Caximba.

O projeto foi selecionado entre os de outras 120 cidades do mundo e recebe recursos de US$ 1 milhão para estruturação.

“Quero mostrar ao Brasil e ao mundo que é possível, sim, viver do sol e que Curitiba tem uma condição peculiar para isso”, disse Greca.

Em dois dias, a equipe da GIZ, formada também pelo assessor técnico para o projeto curitibano, João Fávaro de Oliveira, que atua com as equipes do município, foi conferir as condições técnicas dos terminais de ônibus.

Para o diretor de projetos da agência alemã, existe viabilidade nos planos de Curitiba.

“É ambiciosa, mas totalmente possível a ideia da instalação dos painéis nos terminais”, avaliou Günther Wehenpohl.

No momento, o suporte é para estruturação de projetos para a implantação de usinas fotovoltaicas no bairro Caximba, na Rodoviária e nos Terminais Pinheirinho, Santa Cândida e Boqueirão.

A potência total esperada é de 8 MW, com expectativa de geração de 980.000 kWh/ano, o que equivale ao consumo de cerca 65.000 famílias.

Presenças

Participaram da conversa o secretário municipal do Governo Municipal e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur; o secretário municipal interino do Meio Ambiente, Reinaldo Pilotto; o assessor técnico da Secretaria do Meio Ambiente, Adilson Marin Lopes; e o assessor de Relações Internacionais do Gabinete, Rodolpho Zannin Feijó.

Mais energia

O Curitiba Mais Energia abrange ainda a usina de geração fotovoltaica no Palácio 29 de Março, em operação desde o dia 5 de junho, financiada com recursos do Programa de Eficiência Energética da Copel, fiscalizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica.

Também fazem parte a Central Geradora Hidrelétrica no Parque Barigui, doação da Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas (Abrapch), e uma usina movida com a biomassa de resíduos vegetais gerados na cidade a se instalar na área do Aterro Sanitário.

Participam do desenvolvimento do projeto o Ippuc, a Urbs, a Secretaria Municipal de Finanças, a Secretaria de Planejamento e Administração e a Procuradoria Geral do Município.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/avanca-projeto-de-instalacao-de-paineis-solares-em-terminais-e-no-caximba/51466.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Mostra no Cine Passeio comemora os 130 anos de Charles Chaplin – Prefeitura de Curitiba/PR

  Em comemoração aos 130 anos de nascimento de Charles Chaplin, o Cine Passeio recebe …