Aos 51 anos, desempregado faz curso do Liceu de Ofícios e muda de profissão – Prefeitura de Curitiba/PR

Desempregado há três anos, Afonso Fossa, 51 anos, recebeu nesta sexta-feira (12/07) o certificado do curso de Reparador de Eletrodomésticos – Linha Branca, oferecido gratuitamente pela Prefeitura à população, em parceria com a Electrolux. Ele, que trabalhou durante anos na fabricação de tanques para galvanização, tem agora uma nova profissão.

“Hoje me sinto um profissional. Com as aulas que recebemos aqui, agora sei o consertar um eletrodoméstico. Isso é gratificante”, explicou Afonso, na cerimônia de conclusão do curso, no Liceu de Ofícios Casa Klemtz, no Fazendinha.

Com a formação, Afonso já está trabalhando na área, consertou um microondas e uma geladeira. Os novos clientes são vizinhos e conhecidos, mas ele tem certeza que ampliará o número de pessoas interessadas em contratar seu serviço.

Assim como Afonso, outras sete pessoas concluíram o curso, que é oferecido pelo programa Liceu de Ofícios, da FAS Trabalho em parceria com a Electrolux.

Essa foi a sexta turma formada nesta gestão, que profissionalizou 190 pessoas na área.

Aluno destaque

A entrega dos certificados reuniu representantes da Electrolux – segunda maior fabricante de eletrodomésticos do mundo – e servidores da FAS da área de qualificação para o trabalho. Durante o evento, a empresa premiou Daniel Silva, considerado o melhor aluno da turma, com um scanner para leitura de eletrodomésticos.

O superintendente da FAS Trabalho, Fabiano Vilaruel, falou do esforço e da preocupação da Prefeitura em para qualificar a população. “A qualificação profissional é essencial para um bom trabalho e, por isso, não parem de buscar novos cursos“, disse ele.

Analista da Electrolux, Gustavo Henrique Dada representou a empresa com o coordenador da área de treinamento, Thiago Gabardo. Ele lembrou que os alunos poderão agora trabalhar como autônomos, mas também serem contratados por empresas terceirizadas da Electrolux.

Mão na massa

O curso teve duração de dois meses, com 160 horas de aulas. Desde 27 de maio, os alunos aprenderam sobre eletricidade básica e reparos em microondas, fogões, cooktop, fornos, coifas e depuradores, lavadoras de roupa e outros eletrodomésticos.

Durante as aulas, coordenadas pelo professor João Rosa que é funcionário da Electrolux, os alunos aprenderam ainda sobre as características de cada aparelho, modelos, tipos de defeitos, desmontagem e testes, avaliações teórica e prática.

Antes das aulas técnicas, o grupo participou do programa Mobiliza, desenvolvido pela FAS para despertar os participantes para o mundo do trabalho e prepará-los para a capacitação profissional.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/aos-51-anos-desempregado-faz-curso-do-liceu-de-oficios-e-muda-de-profissao/51460.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Pesquisa revela aumento de pessoas que praticam atividades físicas e PMJP oferece aulas gratuitas

Os brasileiros vêm escrevendo uma nova história a partir de atividades físicas. É o que …