Com João Gilberto de entrada, coleções destacam Curitiba e look medieval – Prefeitura de Curitiba/PR

As coleções apresentadas no 3º Boqueirão Fashion Day são uma homenagem dos estilistas a Curitiba. O evento, realizado na noite desta sexta-feira (12/7), é promovido pela Prefeitura para estimular o comércio e a economia criativa da região, que tem um dos principais polos têxteis do estado.

As peças, criadas por alunos e professores dos cursos de design de moda do Centro Europeu e do Senai-PR, têm referências em elementos típicos da cidade.

O Centro Europeu apresentou a coleção “Curitiba, sua Linda”, utilizando acessórios da loja que leva o mesmo nome. A equipe de criação do Centro Europeu acrescentou novos elementos curitibanos às roupas.

A coleção, com um total de 30 peças, mostra pinhões, araucárias, ipês e bougainvilles inspirados em desenhos da artista plástica Denise Roman.

“Os modelos começam com linhas mais orgânicas, que lembram a arquitetura da cidade, e evoluem para looks mais coloridos, como se Curitiba estivesse florescendo”, explica a professora e designer de moda do Centro Europeu, Nicolle Gora.

Segundo ela, o talento de artistas e artesãos curitibanos são o pano de fundo dessa coleção, cuja matéria-prima é a malha neoprene com estampas feitas em serigrafia. O preparo do tecido foi feito pelos próprios alunos.

“É muito gratificante participar desse desfile que, além de valorizar um polo têxtil que frequentamos rotineiramente, também torna-se uma excelente oportunidade para jovens designers que estão ingressando no mercado de trabalho”, destacou.

Medieval contemporâneo

Uma parte dos 25 modelos apresentados por alunos e professores do Senai-PR buscou referências na moda medieval, dando origem a looks que eles classificam como “medieval contemporâneo”.

Inéditas, as peças foram criadas a partir de um estudo desenvolvido por um dos integrantes da equipe. Com os esboços na mão, a equipe foi até às lojas da Rua Bley Zornig em busca dos tecidos e, em um mês, estavam com a peças confeccionadas.

Uma outra parte da coleção é dedicada a Curitiba. Cores e linhas de elementos da paisagem urbana, como o Jardim Botânico, a Ópera de Arame e as estações-tubo estão presentes nos modelos.

Na cartela de cores utilizada, o cinza foi escolhido para refletir um pouco o clima da cidade.

“Tudo foi feito especialmente para este evento”, disse a estilista Gabriela Gessi.

“No ano passado assisti ao desfile e fiquei somente de espectadora. Desta vez estou participando e adorando a iniciativa. É superinteressante, porque fomenta o comércio e incentiva os mais jovens”, comentou Gabriela.

Trilha de João Gilberto

O Boqueirão Fashion Day também teve trilha sonora especial. O DJ André Gentil recepcionou o público com uma seleção musical que homenageia a Bossa Nova e mais especificamente o cantor e compositor João Gilberto, falecido recentemente.

Grandes clássicos e novas versões nas vozes de Bebel Gilberto, Frank Sinatra, Tom Jobim, Julie London, Sergio Mendes, Elis Regina e Caetano Veloso, entre outros, compuseram o clima informal do pré-desfile.

Para o desfile, o DJ criou uma trilha jovem e contemporânea que combinou com os looks apresentados na passarela. As músicas seguiram o briefing proposto pelos produtores e marcas participantes e, acompanhando as propostas fashion, passaram pelos estilos “Soulful House” e “Nu Disco”.

Moda inclusiva

Uma das novidades desta 3ª edição foi a participação de cinco pessoas com deficiência apresentando peças personalizadas, que proporcionam mais conforto e autonomia aos usuários. Quem entrou na passarela não foram modelos profissionais, mas as próprias pessoas com deficiência que participaram do projeto de pesquisa que deu origem às peças.

A proposta foi apresentada pela estilista e professora de Design de Moda, Bruna Brogin, um dos destaques no “Viva Inclusão” 2018. Bruna apresentou um projeto com roupas acessíveis, criadas a partir de dados colhidos em um questionário aplicado a pessoas com deficiência visual, física e intelectual. 

O Sindicato de Modelos do Paraná e as organizações participantes são parceiras da Prefeitura de Curitiba na realização do 3º. Boqueirão Fashion Day. A seleção das escolas foi feita mediante edital de chamamento público da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) para as instituições interessadas. A FCC também ficou responsável pela infraestrutura do evento.

Leia mais:

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/com-joao-gilberto-de-entrada-colecoes-destacam-curitiba-e-look-medieval/51463.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Sine Municipal oferece 427 vagas de emprego nesta quinta

Para quem está à procura de emprego, 427 postos de trabalho estão disponíveis no Sine …