Liceu de Ofícios itinerante forma primeiras turmas no Tatuquara – Prefeitura de Curitiba/PR

Na próxima segunda-feira (15/7), 168 alunos do programa Liceu de Ofícios e Inovação, na Regional Tatuquara, vão concluir as seis primeiras turmas dos cursos profissionalizantes itinerantes da Prefeitura. Durante três semanas, trabalhadores em condição de vulnerabilidade frequentaram aulas gratuitas de panificação/doce, costura industrial e mecânica de motocicletas. 

Parceria da Fundação de Ação Social (FAS), da Agência Curitiba e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o programa Liceu de Ofícios e Inovação segue o conceito do Vale do Pinhão de levar inovação, emprego e renda para toda a cidade. Carretas e contêineres equipados do Sistema Fiep/Senai funcionam como salas de aulas teóricas e práticas para os três cursos com carga horária de 60 horas (cada).

“Esta ação leva capacitação e empregabilidade para a população da região com maior carência da cidade”, reforçou o vereador Pier Petruzziello, líder do governo na Câmara Municipal de Curitiba.

Ele representou o prefeito Rafael Greca na visita às estruturas itinerantes instaladas na Regional Tatuquara, que abrange os bairros Campo do Santana, Caximba e Tatuquara.  

Petruzziello lembrou que o programa Liceu de Ofícios e Inovação materializa o desejo do prefeito de dar condições para que mais pessoas criem seus próprios empregos. “Com esses cursos, que começaram na Regional Boqueirão, o município está conseguindo capacitar e criar boas oportunidades para quem realmente precisa de emprego, gerando renda e melhor qualidade de vida”, avalia o vereador. 

O superintendente do Trabalho da FAS, Fabiano Vilaruel, contou que, na próxima terça-feira (16/7), mais seis turmas com 168 alunos começam os cursos de panificação/doce, costura industrial e mecânica de motocicletas na Regional Tatuquara. “As turmas, pela manhã, tarde e noite, já estão completas e temos pessoas inscritas para as seguintes, que ocorrerão durante o mês de agosto”, observou ele.

Depois da Regional Tatuquara, os cursos itinerantes do programa Liceu de Ofícios e Inovação serão levados, em setembro, para a Regional Bairro Novo (Ganchinho, Sítio Cercado e Umbará).

Negócio próprio

O pedreiro Sidnei da Silva, 42 anos, frequentou durante três semanas as aulas da noite de panificação/doce e já faz planos de abrir o próprio negócio. “Moro no Campo do Santana e acho que tem espaço para eu poder abrir minha padaria”, avaliou ele, que está enfrentando dificuldades de trabalhar com pedreiro autônomo e quer mudar de área. 

A aposentada Maria Soares, 67 anos, está planejando comprar a própria máquina de costura, após frequentar as aulas gratuitas de costura industrial.

“É um curso maravilhoso e tudo é de graça. Só com minha aposentadoria está difícil viver. Espero poder abrir um pequeno ateliê de costura e fazer trabalhos para a vizinhança”, disse a moradora do Tatuquara. 

Desempregado há um ano, Gabriel Vanelli, 19 anos, não fez apenas um, mas dois cursos itinerantes do Liceu de Ofícios e Inovação ofertados na Regional. “Estou terminando as aulas de panificação e mecânica de motocicletas. Acho as duas áreas muito legais e podem me dar uma chance de trabalhar”, explicou.

Qual das áreas ele pretende seguir? “Gosto mais de trabalhar com pães e doces. Se puder, vou buscar um emprego na área ou abrir minha própria panificadora”, afirmou o jovem que mora com a família no Tatuquara.

Também participaram da visita às unidades móveis do programa Liceu de Ofícios e Inovação, na Regional Tatuquara, o vereador Rogério Campos; o administrador da Regional Tatuquara, Jadir Silva de Lima; e o coordenador de Educação do Sistema Fiep, Leonardo Nilton Vieira dos Santos. 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/liceu-de-oficios-itinerante-forma-primeiras-turmas-no-tatuquara/51472.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Com João Gilberto de entrada, coleções destacam Curitiba e look medieval – Prefeitura de Curitiba/PR

As coleções apresentadas no 3º Boqueirão Fashion Day são uma homenagem dos estilistas a Curitiba. …