Moda inclusiva é destaque no Boqueirão Fashion Day – Prefeitura de Curitiba/PR

A terceira edição do Boqueirão Fashion Day, na noite desta sexta-feira (12/7), emocionou a plateia com o foco voltado para a moda inclusiva. A coleção da moda funcional foi criada pela estilista e professora do Senai-PR Bruna Brogin, destaque do Prêmio Viva Inclusão 2018, promovido Prefeitura para divulgar boas práticas e serviços voltados à pessoa com deficiência.

O prefeito Rafael Greca destacou a qualidade de criação dos estilistas,  confirmada a cada nova edição do evento.

“Ficamos entusiasmados com a qualidade dos desfiles de 2017 e 2018. Neste desfile destaco a moda ‘Curitiba, sua Linda’, criação do Centro Europeu e a criatividade da Escola de Moda do Senai, com a revolucionária e inovadora moda inclusiva da estilista Bruna Brogin”, disse. 

Bruna é doutora em Design pela Universidade do Paraná (UFPR). “Eu desenvolvi  um método de cocriação de moda funcional para pessoas com deficiência chamado co-wear”, explicou a professora.

Ela levou para a passarela cinco pessoas com deficiências que usaram peças personalizadas, mais confortáveis e funcionais. “Ficamos muito felizes de ver a coleção entrando na passarela. Todos conseguiram se vestir sozinhos e com facilidade, que era o nosso intuito”.

A cadeirante Bárbara Gabriela Costa desfilou pela primeira vez. “Achei interessante incluir mais esse grupo. É bem legal saber que alguém se importa com isso”, comemorou. 

Com ela desfilaram a arquiteta Andressa Domingues Penteado, que usa próteses nas pernas; Carlos Eduardo da Silva Cavalheiro, com deficiência intelectual; a cientista política Leila Lima, que tem baixa visão; e o fisioterapeuta Roberto Leite,  que é cego.

“Foi uma experiência inovadora. Fiquei muito à vontade no desfile. Pudemos mostrar que as pessoas com deficiência são tais e quais as outras pessoas. Somos diferentes? Sim! Que bom que somos diferentes”, disse Roberto.

Para eles a estilista Bruna criou roupas com vários bolsos, facilitando o acesso e a separação correta de cartões, documentos e dinheiro, um porta-bengala e a identificação com códigos de cores.

Moda como expressão cultural

Para a presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ana Cristina de Castro, a moda como uma expressão cultural movimentou a cidade no Boqueirão Fashion Day. “Foi um evento importante porque chamou a atenção para a inclusão, bem como para o fomento à economia criativa”, afirmou.

O Boqueirão Fashion Day também foi a oportunidade de 60 modelos desfilarem na passarela montada na Rua da Cidadania do Boqueirão, que vestiram Ygor Botelho. “Que venha o quarto Boqueirão Fashion Day, que futuramente vai se transformar no Boqueirão Fashion Week”, almeja.

“Uma semana de desfiles, com balcão de negócios, valorizando ainda mais a produção da moda da nossa cidade e da nossa região”, aposta o estilista.

Os desfiles também tiveram a temática que homenageia Curitiba, inspirados na coleção de acessórios “Curitiba, sua Linda”, produzida por alunos e professores do curso de Design de Moda do Centro Europeu.  Já, os alunos do Curso Técnico em Modelagem do Vestuário do Senai buscaram inspiração na época medieval. 

“É a festa da moda curitibana, que valoriza o polo têxtil de Curitiba, a Rua Dr. Bley Zornig e a economia criativa”, comemorou o administrador da Regional Boqueirão, Ricardo Dias.

O evento teve a parceria do Sindicato de Modelos do Paraná (Simm-PR), Centro Europeu, Senai-PR e apoio de lojistas da Rua Dr. Bley Zorning (ACR, Fortex Malhas e Tecidos, Inova Textil, Kolifio, Kolimalhas, Mega Textil, Souza Tecidos). 

Estiveram presentes no evento a secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila; os vereadores Geovane Fernandes e Pier Petruzziello; o diretor do centro Europeu, José Ost; o diretor de Ação Cultural da FCC, Beto Lança; a responsável pela Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência, Denise Maria Amaral de Oliveira Moraes; e o estilista Victor Sálvaro.

Leia mais: 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/moda-inclusiva-e-destaque-no-boqueirao-fashion-day/51470.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …