Plínio elogia proposta de bilionários dos EUA para taxar fortunas — Senado Notícias

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) elogiou em Plenário, nesta sexta-feira (12), iniciativa de bilionários norte-americanos que enviaram carta aos candidatos à presidência dos Estados Unidos, tanto democratas quantos republicanos, propondo a tributação das suas próprias fortunas. Para ele, o Brasil devia se espelhar nessa iniciativa e aprovar medida semelhante para auxiliar no ajuste fiscal.

O senador disse que a proposta apresentada pelos bilionários propõe uma contribuição de 2% sobre os ativos dessas famílias a partir de US$ 50 milhões, com imposto adicional de 1% para o que exceda a US$ 1 bilhão. Para Plínio, uma proposição com esse teor serviria como alternativa às perdas orçamentárias e com a previsão de menor economia, registrada com as mudanças aprovadas à proposta de reforma da Previdência, em votação na Câmara dos Deputados.

— Eu li, outro dia, que me parece que 5% dos ricos brasileiros detêm mais da metade da fortuna no Brasil. Eu acho que é por aí. Então, se nós arrumássemos uma maneira, mesmo à revelia dos bilionários brasileiros, e eles também colaborassem, daria para arrecadar alguma coisa a mais, sem sacrificar a professora, o trabalhador, o agricultor, aquele pessoal ribeirinho, aquele pessoal do sertão — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/07/12/plinio-elogia-proposta-de-bilionarios-dos-eua-para-taxar-fortunas.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Comitê sugere manutenção do bloqueio de cinco obras federais no Orçamento de 2020 — Senado Notícias

O Comitê de Avaliação das Informações sobre Obras e Serviços com Indícios de Irregularidades Graves, …