Tudo pronto para o Boqueirão Fashion Day – Prefeitura de Curitiba/PR

Está tudo pronto para a terceira edição do Boqueirão Fashion Day, nesta sexta-feira (12/7), a partir das 19h, na Rua da Cidadania, com entrada gratuita. Os últimos ajustes foram dados na noite desta quinta (11/7), no ensaio oficial.

Foi a oportunidade de os 60 modelos conhecerem a passarela montada na Rua da Cidadania do Boqueirão e os estilistas e a produção prepararem os detalhes que ainda faltam para encantar a público esta noite. Os desfiles terão temática que homenageia Curitiba, inspirados na “Curitiba, sua Linda”.

Este ano, a novidade será a moda inclusiva. Cinco pessoas com deficiência mostrarão na passarela peças personalizadas, mais confortáveis e funcionais.

“Este ano, temos mais que um evento de moda. O Boqueirão Fashion Day chama atenção para a inclusão”, destaca o administrador da Regional Boqueirão, Ricardo Alexandre Dias.

“O desfile vai ter a coleção de moda inclusiva e tradução simultânea em Libras [Língua Brasileira de Sinais]”, complementa.

A coleção da moda funcional foi criada pela estilista e professora do Senai/PR Bruna Brogin, destaque do Prêmio Viva Inclusão 2018, promovido Prefeitura para divulgar boas práticas e serviços voltados à pessoa com deficiência.

O evento terá iluminação especial e a trilha ficará por conta do DJ André Gentil.

Moda Inclusiva 

Quem vai vestir as criações não são modelos profissionais, mas pessoas com deficiências visuais e motoras que participaram do projeto de pesquisa de produção das roupas – uma pessoa que usa cadeira de rodas e uma que usa prótese, uma com Síndrome de Down e duas com deficiências visuais.

“Nosso interesse é levar autonomia ao vestir, melhorar a autoestima e fazer com que estas pessoas também sejam incluídas no mercado da moda”, destaca Bruna.

Todas as roupas foram feitas em co-wear, método de cocriação da moda funcional, que leva em consideração as necessidades de quem veste. Um usuário de cadeira de rodas, por exemplo, tem dificuldade de vestir uma calça com abertura frontal e o zíper pode machucar. Duas aberturas laterais facilitam neste caso.

O cego não identifica cores e pode ter dificuldade em compor um visual. Um sistema de identificação de cores em braile é aplicado nas peças. Para aqueles com baixa visão, o pedido foi a criação de vários bolsos nas roupas, facilitando o acesso e a separação correta de cartões, documentos e dinheiro.

Já para usários de próteses, leva-se em consideração o desejo de exibi-las ou não, utilizando roupas transparentes ou curtas, dependendo da solicitação.

Para a deficiências intelectuais, foram criadas roupas mais práticas e fáceis de vestir.

Outros desfiles

Os acessórios da loja #CuritibaSuaLinda serão exibidos no desfile. A coleção foi produzida por alunos e professores do curso de Design de Moda do Centro Europeu. “Foi criada para o aniversário de Curitiba em março e exibida em um primeiro desfile no calçadão da Rua XV”, lembra a supervisora do curso, Nicolle Gora.

Também haverá produções com inspiração na época medieval, feitas pelos alunos do Curso Técnico em Modelagem do Vestuário do Senai. 

Palestras

Além do desfile, na tarde da sexta-feira haverá duas palestras gratuitas para comerciantes e empresário do mercado têxtil, estudantes e professores da área, ambas no Auditório Semeador da Rua da Cidadania Boqueirão. As inscrições são gratuitas.

Às 16h, será a palestra Moda Inclusiva, com Bruna Brogin. Em seguida, às 17h, a professora de marketing digital do Centro Europeu Kellen Bonassoli ministra a palestra Fashion Day: Mídias Sociais – Como mandar bem na comunicação da sua marca.

Parcerias 

A terceira edição do Boqueirão Fashion Day tem a parceria do Sindicato de Modelos do Paraná (Simm-PR), Centro Europeu, Senai-PR e apoio de logistas da Rua Bley Zorning (ACR, Fortex Malhas e Tecidos, Inova Textil, Kolifio, Kolimalhas, Mega Textil, Souza Tecidos.

Serviço: Boqueirão Fashion Day

Data: sexta-feira (12/7)

Local: Rua da Cidadania do Boqueirão (Av. Mal. Floriano Peixoto, 8.430)

16h – Palestra Moda Inclusiva, com Bruna Brogin, estilista e professora de moda do Senai-PR, no auditório

17h – Palestra Fashion Day: Midias Sociais – Como mandar bem na comunicação da sua marca, com Kellen Bonasolli, no auditório

19h – Desfile Boqueirão Fashion Day

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/tudo-pronto-para-o-boqueirao-fashion-day/51452.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …