Curso padroniza e amplia qualidade nos serviços das farmácias das Unidades de Saúde – Prefeitura de Curitiba/PR

 Qualidade e padrão no atendimento realizado por todos os profissionais que atuam nas farmácias das oito Unidades de Saúde da Regional de Santa Felicidade. Foi com esse objetivo que as farmacêutica do Núcleos de Apoio da Saúde da Família (NASF) promoveram uma capacitação, no início deste mês, reunindo os novos profissionais recentemente contratados e as equipes mais experientes do setor.

 A formação aconteceu no Espaço Saúde da Unidade de Saúde Pinheiros, em Santa Felicidade.

Formado por aproximadamente 85 profissionais entre eles enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem, o grupo abordou e discutiu a normatização dos fluxos de medicamentos e o atendimento prestado nas farmácias.

“Temos novos servidores que precisam conhecer o funcionamento das farmácias e os mais antigos que precisam manter-se atualizados. Foi um momento de integração e ampliação de conhecimentos”, disse a farmacêutica Juliana Skraba Assab Silva, uma das responsáveis  do NASF pela capacitação.

Em 2019  foram contratados 107 técnicos de enfermagem e 26 enfermeiros para a rede municipal de saúde. Destes novos profissionais, 26 estão lotados em unidades de Saúde do Distrito Sanitário de Santa Felicidade.

O curso abordou conteúdos como armazenamento, dispensação e controle de temperatura dos medicamentos, orientações gerais sobre a insulina e as leis que regem os remédios psicotrópicos. Também foram abordados procedimento para o inventário e remanejamento de medicamentos.

A unificação dos procedimentos, destaca Juliana, associados ao armazenamento correto e aos protocolos específicos, evita a dispensa e garante o uso racional dos medicamentos. “É uma gestão mais eficiente da medicação e melhor atendimento aos cidadãos”, diz Juliana.

Para a técnica de enfermagem Camila Cristina Barbosa Cavalheiro de Paula,  que ingressou há apenas três meses na rede municipal de saúde de Curitiba, o cursos serviu para ampliar seus conhecimentos sobre a nova função  desempenhada na Unidade de Saúde Pinheiros.

“Foi um ótimo curso. Conheci a fundo o funcionando da unidade de saúde, as especificidades no preenchimento do sistema e o programa Farmácia Popular”, contou Camila de Paula.

Integração dos setores

Manoela Santos, supervisora do Distrito Sanitário Santa Felicidade, destaca que o distrito tem investido em capacitações de várias áreas como Assistência, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Ambiental. “Buscamos integrar todos os setores na Atenção Primária, melhorando o acesso e o acolhimento aos nossos usuários”, diz Manoela Santos, supervisora do DSSF.

A contratação de novos profissionais para o sistema público de saúde de Curitiba foi possível a graças ao Plano de Recuperação de Curitiba. A medida não apenas colocou as contas da Prefeitura em dia, mas permitiu à cidade bater recorde de investimentos, com uma carteira de quase R$ 1 bilhão em projetos, regularizar serviços públicos e melhorar a qualidade de vida da população. Além de novos profissionais a medida garantiu reabastecer as unidades com medicamentos.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curso-padroniza-e-amplia-qualidade-nos-servicos-das-farmacias-das-unidades-de-saude/51491.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Violinista Chagas Fernandes se apresenta neste sábado na Praça Rio Branco

O violonista Chagas Fernandes se apresenta neste sábado (24), a partir das 12h30, na Praça …