Plenário envia para CCJ projeto que obriga preso a arcar com custos da prisão — Senado Notícias

O projeto que prevê o pagamento pelos presos dos custos do Estado com o próprio encarceramento (PLS 580/2015) estava pronto para votação em Plenário, porém os senadores decidiram, na última semana de trabalhos legislativos de julho, enviá-lo para reexame na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O relatório atual, da senadora Soraya Thronicke (PSL-SP), estabelece o pagamento por presos que têm condições financeiras e limita a 25% o desconto no salário dos que trabalham. Já os presos provisórios terão os recursos devolvidos caso sejam absolvidos. Mas aqueles que se recusarem a pagar terão os nomes inscritos na dívida ativa. Segundo Soraya, os presos hipossuficientes (sem condições financeiras) não terão que ressarcir o Estado. O senador Humberto Costa (PT-PE) cobrou ações que assegurem aos detentos oportunidades de trabalho durante o cumprimento da pena. Depois de aprovado pela Câmara dos Deputados, caberá ao Ministério da Justiça definir a forma de pagamento e os valores do ressarcimento. Ouça mais na reportagem da jornalista Hérica Christian, da Rádio Senado.

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/audios/2019/07/plenario-envia-para-ccj-projeto-que-obriga-preso-a-arcar-com-custos-da-prisao.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

leis precisam ser atualizadas para melhorar recursos hídricos no DF — Senado Notícias

Pesquisadores e representantes de órgãos públicos defenderam, em audiência nesta quarta-feira (27), a atualização da …