Operação da Aifu coíbe o comércio irregular em dia de jogo – Prefeitura de Curitiba/PR

Equipes da Polícia Militar e do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal do Urbanismo fizeram vistoria no entorno do Estádio Couto Pereira, na tarde e no início da noite desta terça-feira (16/7). A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) foi para a retirada de vendedores ambulantes que estavam irregulares, sem autorização para trabalhar.

A ação aconteceu em duas etapas, fiscalizando as ruas próximas do estádio e também da Igreja do Perpétuo Socorro, no Alto da Glória. Diversos carros estavam estacionados cheios de mercadorias, que seriam vendidas antes, durante e depois do jogo entre o Coritiba e o São Bento, que acontece na noite desta terça-feira.

Foram apreendidas centenas de garrafas de água e de latas de cervejas e de refrigerantes, várias bebidas alcóolicas, equipamentos para venda de comidas, além do reboque de carretas para o comércio de produtos irregulares.

Com apoio da Polícia Militar, os fiscais da Secretaria do Urbanismo retiraram produtos de um caminhão que estava na Rua Doutor Zammenhof. Também foram retiradas duas carretas cheias de mercadorias irregulares na Rua Ivo Leão. Uma delas estava acorrentada em um poste e também tinha correntes nas rodas.

Após fazer a primeira fiscalização, entre 16h e 17h, as equipes de retornaram às 18h, retirando nova leva de ambulantes irregulares. 

Somente no primeiro semestre desse ano, foram emitidos 262 autos de apreensão de mercadorias em toda a cidade, retendo 9.195 itens irregulares.

Orientações

Além de autuar e aplicar multas aos vendedores irregulares, a equipe de Fiscalização do Urbanismo orientou que é possível reaver as mercadorias, desde que tenham notas fiscais ou se possa comprovar que foram adquiridas de forma regular.

Para retirar as mercadorias, é preciso levar o auto de apreensão, onde constam os dados pessoais do vendedor, e pagar a multa aplicada, cujo valor mínimo varia de R$ 150 a R$ 350, de acordo com o tipo de mercadoria apreendida.

O prazo para retirada é de 24 horas para os produtos perecíveis e de até 30 dias para mercadorias. As bebidas alcoólicas apreendidas são descartadas pela fiscalização.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/operacao-da-aifu-coibe-o-comercio-irregular-em-dia-de-jogo/51517.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …