Rosto da Cidade recupera fachada do 20º imóvel público – Prefeitura de Curitiba/PR

Está em fase final a recuperação da fachada da Casa Muzzillo, vigésimo prédio público atendido pelo programa Rosto da Cidade. A casa rosada da esquina da Rua Ébano Pereira com a Alameda Augusto Stellfeld, no Centro, recebe os últimos retoques de pintura antes da aplicação da resina antipichação.

Nesta terça-feira (16/7), o prefeito Rafael Greca vistoriou o trabalho. “Essa casa art nouveau do começo do século 20 faz parte do Rosto da Cidade, é patrimônio público e cultural de Curitiba e deve ser preservada”, disse.

A casa abriga o Instituto Cidadania e Voluntariado, antigo Centro de Ação Voluntária (CAV).

Imóveis particulares

Além dos 19 prédios públicos já concluídos, foram finalizados os trabalhos de limpeza e pintura em 11 imóveis privados.

A atuação em imóveis particulares é permitida após aprovação de um projeto do Executivo na Câmara Municipal de Curitiba. Também fazem parte das ações da Prefeitura a melhoria da iluminação pública e da acessibilidade.

Com seis etapas de execução, o Rosto da Cidade é uma ação conjunta desenvolvida por Ippuc, Fundação Cultural de Curitiba e as secretarias municipais do Meio Ambiente e de Obras Públicas.

Acompanharam a vistoria o administrador da Regional Matriz, Dirceu de Mattos, a coordenadora do Instituto Cidadania e Voluntariado, Regiane de Fátima Silva, e colaboradores da instituição.

O imóvel

Conhecido como Casa Muzzillo, o imóvel foi construído no início dos anos 1900 pelo arquiteto italiano José Muzillo. Serviu como moradia da família dele até 1955.

Na década de 1980, o imóvel passou a pertencer ao poder público e abrigou diversos órgãos, como a Biblioteca Sidônio Muralha e a Associação dos Meninos de Curitiba (Assoma).

Em dezembro de 1998, a casa foi cedida para o funcionamento do então Centro de Ação Voluntária (CAV), hoje Instituto Cidadania e Voluntariado.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/rosto-da-cidade-recupera-fachada-do-20-imovel-publico/51509.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

PGM tem vitória em ação envolvendo clube de futebol e comerciante

A Procuradoria-Geral do Município (PGM) obteve vitória judicial que evita o desembolso  de mais de …