Mesa Diretora é responsável por direcionar os trabalhos e gerenciar a administração da Câmara

MARCO ANTONIO CALEJO
DA REDAÇÃO

Eleita pelos e composta por vereadores, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo é formada pelo presidente da Casa, 1° vice-presidente, 2° vice-presidente, 1° secretário, 2° secretário e o corregedor do Parlamento.

Cabe aos componentes da Mesa direcionar os trabalhos do Legislativo e gerenciar os serviços administrativos. Em reuniões periódicas, os vereadores que fazem parte do colegiado tratam dos assuntos pertinentes à Câmara e dão publicidade a atos e decisões.

A eleição da Mesa Diretora é realizada em sessão extraordinária no dia 1° de janeiro, quando se tratar do primeiro ano da legislatura (o período de quatro anos de mandato dos vereadores). Nos anos subsequentes, a escolha dos integrantes será feita em 15 de dezembro.

Os vereadores escolhidos por seus pares para compor a Mesa tomam posse sempre em 1° de janeiro. O mandato é de um ano, e a reeleição é permitida apenas para o mesmo cargo, durante a legislatura.

O presidente da Mesa e os vices direcionam os trabalhos legislativos em Plenário. Os secretários são responsáveis pelos contratos administrativos. E cabe ao corregedor zelar pelo cumprimento das normas definidas pelo Regimento Interno, que pode ser encontrado no Portal da Câmara.

Fonte Oficial: http://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/mesa-diretora-e-responsavel-por-direcionar-os-trabalhos-e-gerenciar-a-administracao-da-camara/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

CCJ debate projeto que prevê desmonte do Minhocão

Audiência pública da CCJ discute projeto de desmonte do Minhocão (12/8) MARIANE MANSUIDODA REDAÇÃO Na …