Mesa Diretora é responsável por direcionar os trabalhos e gerenciar a administração da Câmara

MARCO ANTONIO CALEJO
DA REDAÇÃO

Eleita pelos e composta por vereadores, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo é formada pelo presidente da Casa, 1° vice-presidente, 2° vice-presidente, 1° secretário, 2° secretário e o corregedor do Parlamento.

Cabe aos componentes da Mesa direcionar os trabalhos do Legislativo e gerenciar os serviços administrativos. Em reuniões periódicas, os vereadores que fazem parte do colegiado tratam dos assuntos pertinentes à Câmara e dão publicidade a atos e decisões.

A eleição da Mesa Diretora é realizada em sessão extraordinária no dia 1° de janeiro, quando se tratar do primeiro ano da legislatura (o período de quatro anos de mandato dos vereadores). Nos anos subsequentes, a escolha dos integrantes será feita em 15 de dezembro.

Os vereadores escolhidos por seus pares para compor a Mesa tomam posse sempre em 1° de janeiro. O mandato é de um ano, e a reeleição é permitida apenas para o mesmo cargo, durante a legislatura.

O presidente da Mesa e os vices direcionam os trabalhos legislativos em Plenário. Os secretários são responsáveis pelos contratos administrativos. E cabe ao corregedor zelar pelo cumprimento das normas definidas pelo Regimento Interno, que pode ser encontrado no Portal da Câmara.

Fonte Oficial: http://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/mesa-diretora-e-responsavel-por-direcionar-os-trabalhos-e-gerenciar-a-administracao-da-camara/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Vereadores debatem temas ligados à saúde, meio ambiente e desestatização

Sessão Plenária desta terça-feira (22/10) MARCO ANTONIO CALEJODA REDAÇÃO Na tarde desta terça-feira (22/10), durante …