Mutirão das mulheres negras terá serviços e atividades culturais – Prefeitura de Curitiba/PR

A Prefeitura realiza neste sábado (20/7) um mutirão voltado às mulheres negras curitibanas, no Centro de Esporte e Lazer Bairro Novo, no bairro Sitio Cercado, das 13h30 às 17h30.

Terá serviços de beleza, saúde, orientação profissional, prevenção contra violência doméstica, atividades culturais e esportivas, gratuitamente. 

O evento faz parte da programação do Julho das Pretas, que durante todo o mês realiza atividades culturais e educativas em prol da igualdade de oportunidades e contra o racismo e a misoginia.

Embora o evento seja voltado às negras, mulheres de todas as raças poderão participar.

Atividades

Durante a ação, serão distribuídas senhas para quick massagem, maquiagem, corte de cabelo, design de sobrancelha, higienização facial e hidratação. Profissionais da beleza irão prestar os serviços voluntariamente.

A Fundação de Ação Social (FAS) estará no local fazendo atendimento social e encaminhamentos para serviços da instituição, documentação civil e uma oficina de produção de bonecas de Abayomi. Profissionais da saúde darão orientações sobre planejamento familiar e tabagismo.

De acordo com Elenice Malzoni, assessora de Direitos Humanos e Política para Mulheres, a Prefeitura trabalha para a promoção dos direitos das mulheres em todos os âmbitos.

“É fundamental que as mulheres negras, historicamente inviabilizadas, tenham espaço de protagonismo e luta pelo enfrentamento do racismo e desigualdade de gênero”, ressalta Elenice.   

Para o entretenimento do público, atividades recreativas e brinquedos inclusivos – para crianças com deficiência – e apresentações de samba de roda, recitais de poesia e capoeira.

O evento terá também uma feira com venda de produtos afro para valorizar a arte, o artesanato, a cultura e a mulher afrocuritibana.

Julho das Pretas

As atividades do Julho das Pretas acontecem em todo o Brasil, por ocasião do dia 25 de julho, data em que é celebrado o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. Também se comemora o dia de Tereza de Benguela, mulher negra que, durante o século XVIII, liderou o Quilombo do Quariterê, no Mato Grosso.

São diversas atividades de reflexão, arte, cultura, saúde, confraternização e fortalecimento das políticas de igualdade racial com recorte de gênero.

Segundo o assessor de Políticas da Promoção da Igualdade Racial de Curitiba, Adegmar Silva, o Candiero, “é mais uma data importante para mantermos a nossa Consciência Negra o ano todo”.

Nesta quinta-feira (18/7) será realizada uma cerimônia em homenagem às mulheres negras brasileiras e a abertura da exposição Ero Ere, a partir das 18h, no mini auditório do Museu Oscar Niemeyer.

Serviço

Mutirão Julho das Pretas


Data: sábado (20/7) das 13h30 às 17h30.

Local: Centro de Esporte e Lazer Bairro Novo. Rua Ourizona, 168 – Sitio Cercado.

Entrada franca

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/mutirao-das-mulheres-negras-tera-servicos-e-atividades-culturais/51555.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Com aula no Memorial, Bom Negócio inicia rota presencial para empreendedores – Prefeitura de Curitiba/PR

O Memorial de Curitiba, no São Francisco, ficou cheio, no último sábado (10/8), com a …