PMJP realiza capacitação sobre direitos e deveres do ECA com pré-candidatos a conselheiros tutelares

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), através de sua comissão eleitoral, iniciaram nesta quarta-feira (17), uma capacitação para inscritos na seleção para conselheiros tutelares na cidade de João Pessoa, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM). O treinamento, que segue até quinta-feira (18), é uma das fases do processo que ainda contará com realização de prova para que então sejam realizadas as eleições, com voto popular.

O treinamento está sendo ministrado pelo conferencista e conselheiro em direitos humanos para crianças e adolescentes, Reinaldo Balbino, que destacou e parabenizou a Prefeitura de João Pessoa por ter tido a preocupação em realizar a capacitação. “Ofertar esta capacitação a todos que pretendem atuar no cargo de conselheiro tutelar é importante porque mesmo quem não chegar ao cargo em si poderá se tornar um defensor dos direitos das crianças e adolescentes. Também tivemos a oportunidade de desmistificar algumas informações acerca do Estatuto, além de esclarecer sobre a lei municipal em vigor”, frisou.

Segundo Patrícia Teotônio, presidente da comissão organizadora do processo de seleção, houve a preocupação de escolher um palestrante com larga experiência no assunto, considerando que Balbino além de assistente social e formado em Direito, também já foi conselheiro tutelar por quatro vezes. “Este momento é importante para que os pré-candidatos tenham maior intimidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente, além da Lei Municipal 11.407, de 2008, que formalizou todas as bases da política municipal para crianças e adolescentes no município. Tomamos todo o cuidado na escolha do capacitador, porque alguns podem ser conselheiros tutelares e eles estarão na ponta da garantia do direito de crianças e adolescentes. Eles devem estar preparados para lidar com as diferentes situações de violação de direitos no seu dia a dia”, completou.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/pmjp-realiza-capacitacao-sobre-direitos-e-deveres-do-eca-com-pre-candidatos-a-conselheiros-tutelares/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …