Proposta deixa a cargo dos municípios a fixação dos limites da zona rural – Notícias

Gustavo Lima

Rafael Motta: proprietários de imóveis em zonas rurais estão sendo prejudicados

O Projeto de Lei 3038/19 deixa a cargo dos municípios a definição de zona rural para os efeitos de cobrança do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR). Esse tributo federal é em parte dividido com os municípios. O texto altera o Código Tributário Nacional.

A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados. Segundo o autor, deputado Rafael Motta (PSB-RN), a ideia é preencher lacuna existente no código e impedir interpretação distinta.

A norma atual determina que a zona rural é aquela localizada fora da zona urbana do município. Sendo assim, afirmou Rafael Motta, toda a área excluída de lei municipal que define a zona urbana deverá ser a zona rural. “Porém, esse raciocínio lógico muitas vezes não é utilizado e isso tem prejudicado com frequência os proprietários de imóveis em zonas rurais”, disse o deputado.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte Oficial: Câmara dos Deputados.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Projeto prorroga pela terceira vez prazo para Planos de Mobilidade Urbana — Senado Notícias

A Comissão de Infraestrutura (CI) analisa um projeto que prorroga para 31 de agosto de 2021 …