Proposta retoma composição do Conama com presença maior da sociedade civil – Notícias

O Projeto de Decreto Legislativo 340/19 retoma composição do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) com maior participação da sociedade civil.

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Valente: decreto é grave retrocesso para participação popular e direitos socioambientais

A proposta susta o Decreto 9.806/19, que reduz e altera a composição do Conama. O texto, assinado pelo deputado Ivan Valente (Psol-SP) e subscrito pelos demais nove parlamentares do partido, tramita na Câmara dos Deputados.

A norma reduziu o número de conselheiros de 96 para 23, entre membros de entidades públicas e de ONGs. As ONGs, por exemplo, saíram de 22 (23% do total) para 4 assentos (17%) no conselho.

O conselho é responsável por estabelecer critérios para licenciamento ambiental e normas para o controle e a manutenção da qualidade do meio ambiente. É também o principal órgão consultivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Segundo Valente, o decreto é um grave retrocesso para a participação popular e os direitos socioambientais. “Na nova configuração, prepondera a forte representação institucional em detrimento da participação da sociedade civil.”

A avaliação de Valente é que a medida faz parte de um contexto de desmonte, pelo governo Bolsonaro, das estruturas de fiscalização que atuam em defesa do meio ambiente.

Tramitação
A proposta será analisada pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de seguir para o Plenário.

Fonte Oficial: Câmara dos Deputados.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Pacheco comenta melhor avaliação do Congresso em duas décadas — Senado Notícias

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comentou, nesta quarta-feira (27), o levantamento do Instituto …