Senado reagiu ao desastre ambiental de Brumadinho com propostas — Senado Notícias

O desastre ambiental de Brumadinho, em Minas Gerais, repercutiu no Senado e resultou na aprovação de dois projetos de lei. O PL 1.452/2019, da senadora Rose de Freitas (Podemos-ES), prevê o reaproveitamento e a redução de rejeitos acumulados em barragens. Aprovada pelo Plenário em maio, a proposta seguiu para a Câmara.

Já o PL 1.396/2019, do senador Carlos Viana (PSD-MG), prevê que os causadores de poluição indenizem União, estados e municípios por despesas com operações de socorro, resgate, assistência e mitigação de danos ambientais e sociais. O texto foi aprovado em maio na Comissão de Meio Ambiente (CMA) e está pronto para votação na CCJ, onde é relatado pelo senador Otto Alencar (PSD-BA).

— Esse projeto dá um cartão vermelho para empresas que destroem o meio ambiente e a vida humana. A proposição amplia o escopo da responsabilização civil na legislação ambiental, aplicável em particular a desastres ambientais — afirmou o relator.

Ainda na área ambiental, o PLS 358/2018 proíbe a venda de animais de estimação em espaços públicos fora de estabelecimento comercial. A CMA aprovou o relatório da senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) para o projeto do ex-senador Rudson Leite. O texto  seguiu para a CCJ, onde aguarda o relatório do senador Wellington Fagundes (PL-MT).

— A venda de animais em logradouros públicos, como praças, vias de circulação e feiras livres, realizada por meio de comércio ambulante, é uma prática que deve ser banida. Nessas circunstâncias, os animais ficam sujeitos ao calor excessivo, chuva, frio, privação de água e alimento, estresse, risco de acidentes e lesões. Além disso, as condições sanitárias nesse tipo de comércio são negligenciadas, de modo que os animais e as pessoas que têm contato ou que deles se aproximem ficam vulneráveis ao desenvolvimento de doenças — afirma Soraya.

Voltar à matéria principal

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/07/17/senado-reagiu-ao-desastre-ambiental-de-brumadinho-com-propostas.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Vídeo: Ao vivo: CDH debate cortes no Censo 2020

Vídeo: Ao vivo: CDH debate cortes no Censo 2020 Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/videos/2019/08/acompanhe-ao-vivo-a-reuniao-da-comissao-de-direitos-humanos. ​Os textos, informações …