Senado reagiu ao desastre ambiental de Brumadinho com propostas — Senado Notícias

O desastre ambiental de Brumadinho, em Minas Gerais, repercutiu no Senado e resultou na aprovação de dois projetos de lei. O PL 1.452/2019, da senadora Rose de Freitas (Podemos-ES), prevê o reaproveitamento e a redução de rejeitos acumulados em barragens. Aprovada pelo Plenário em maio, a proposta seguiu para a Câmara.

Já o PL 1.396/2019, do senador Carlos Viana (PSD-MG), prevê que os causadores de poluição indenizem União, estados e municípios por despesas com operações de socorro, resgate, assistência e mitigação de danos ambientais e sociais. O texto foi aprovado em maio na Comissão de Meio Ambiente (CMA) e está pronto para votação na CCJ, onde é relatado pelo senador Otto Alencar (PSD-BA).

— Esse projeto dá um cartão vermelho para empresas que destroem o meio ambiente e a vida humana. A proposição amplia o escopo da responsabilização civil na legislação ambiental, aplicável em particular a desastres ambientais — afirmou o relator.

Ainda na área ambiental, o PLS 358/2018 proíbe a venda de animais de estimação em espaços públicos fora de estabelecimento comercial. A CMA aprovou o relatório da senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) para o projeto do ex-senador Rudson Leite. O texto  seguiu para a CCJ, onde aguarda o relatório do senador Wellington Fagundes (PL-MT).

— A venda de animais em logradouros públicos, como praças, vias de circulação e feiras livres, realizada por meio de comércio ambulante, é uma prática que deve ser banida. Nessas circunstâncias, os animais ficam sujeitos ao calor excessivo, chuva, frio, privação de água e alimento, estresse, risco de acidentes e lesões. Além disso, as condições sanitárias nesse tipo de comércio são negligenciadas, de modo que os animais e as pessoas que têm contato ou que deles se aproximem ficam vulneráveis ao desenvolvimento de doenças — afirma Soraya.

Voltar à matéria principal

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/07/17/senado-reagiu-ao-desastre-ambiental-de-brumadinho-com-propostas.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Comissão sobre Mudanças Climáticas apresenta relatório de atividades na terça — Senado Notícias

A Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC) apresenta nessa terça-feira (17), às 14h, seu relatório …