Ginásio Hermes Taurino completa dois anos de revitalização oferecendo esporte e lazer à população

Um espaço que garante o incentivo ao esporte, à pratica de diversas atividades físicas e muito lazer. É assim que o Ginásio Hermes Taurino, localizado no bairro de Mangabeira, completa, neste mês de julho, dois anos de revitalização, realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que garantiu a construção da praça anexa com equipamento de Academia da Terceira Idade e nova iluminação. O local recebe mais de 100 crianças diariamente, que fazem parte do projeto ‘Abraçando Esporte’ e do Judô, além de 60 pessoas do projeto ‘Vida Saudável’.

Para o administrador do ginásio, Luciano Ferreira, o espaço tem cumprido sua missão, que é oferecer atividades para a população, sejam crianças ou idosos. “Estamos aqui há três anos e, neste período, pudemos vivenciar a reforma feita pela Prefeitura, que tem mudado a história de vida das pessoas, tirando jovens das drogas, evitando que muitos entrem no mau caminho e até mesmo encaminhando crianças e adolescentes para avançarem ainda mais no esporte, a exemplo de meninos e meninas que ganham várias competições”, disse ele.

Participando de todos os treinos, a mãe da atleta Emilly Soares, a dona de casa Daniela Soares, estava de olhos atentos e se sentindo bem orgulhosa vendo sua filha jogar. “É muito importante ver minha filha realizando um sonho, pois ela sempre quis jogar e eu apoio muito. Eu espero que ela seja uma jogadora profissional”, afirmou a mãe.

Já a atleta, de apenas 14 anos, já enxerga também a responsabilidade que o esporte proporciona. “A gente treina quase todos os dias, mas não podemos abrir mão do estudo, que é muito importante para a construção de um futuro melhor”, disse a jogadora de futsal, Emilly Soares.

É o que pensa também Gustavo Adelino, que faz parte do projeto Abraçando Esporte há mais de três anos. “Se a gente deseja ter um excelente futuro, o treino tem que fazer parte da nossa vida. A gente vem para cá e aprende muito com o professor, com os colegas e saímos daqui ainda mais vencedores. Esse local aqui é muito importante, pois nos oferece a oportunidade de sonhar com um futuro e ter pessoas que nos apoiam e acreditam na gente”, contou o jogador de futsal.  

Campeonatos – Os resultados dos trabalhos desenvolvidos no Ginásio são bastante evidentes. O atleta Gabriel foi destaque no judô, sendo vice-campeão dos Jogos Escolares e vice-campeão paraibano. Maria Clara foi campeã no futsal dos jogos escolares sub-14. Mas o grande destaque é Joyce Andrade, que já treinou no local por muitos anos e hoje se encontra em São Paulo, participando de testes para o Corinthians Futebol Clube, além de ter sido vice-campeã nos jogos escolares.

No ginásio, funcionam o projeto Abraçando Esporte, Vida Saudável, Judô e atividades de futsal com pessoas do bairro de Mangabeira. Contribuindo na organização do local, trabalham oito funcionários e três professores. Além das atividades que acontecem semanalmente, o local já recebeu a Caravana Esporte Artes, Canto dos Pássaros Silvestres, Liga Paraibana de Futsal, Copa de Handebol, Copa de Mangabeira Futsal e eventos religiosos beneficentes.

Ao redor – Quem ganha com o espaço não são apenas os atletas ou quem gosta de esporte, mas também o João Bosco, que tem um pequeno comércio bem próximo do estádio. “Depois que a Prefeitura reformou o local, a gente notou um aumento de pessoas vindo para cá e com isso meu comércio ganhou muito também, pois vendemos mais pipocas, refrigerantes, água mineral, bombons e água de coco. Então a gente só nota coisas boas com isso. Eu e minha família, que dependemos desta lanchonete, ficamos felizes da vida”, detalhou emocionado o comerciante.

O morador de Mangabeira, Joarez Gomes, disse que o bairro ganhou mais vida com a reforma do Ginásio Hermes Taurino e, com nova iluminação, garantiu ainda mais segurança. “Já participei de alguns jogos no estádio, pois sempre gosto de ver o pessoal jogando, seja em campeonato ou nas ‘peladinhas’ que acontecem quase todos os dias. Os colegas que amam futebol só ganharam com esse local e eu que fico feliz, pois é mais um local que a gente tem para ter lazer, vendo ao vivo os jogos”.

Estrutura – O ginásio conta com dois bebedouros, dois vestiários (masculino e feminino), dois banheiros e uma praça com equipamento de Academia da Terceira Idade na área externa do Ginásio.

A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) realizou obras na recuperação da estrutura metálica e da coberta, com a instalação de novas telhas em alumínio, um novo piso para a quadra, além de também recuperar toda a instalação elétrica e hidrossanitária. Tanto as áreas internas quanto externas ao ginásio também ganharam iluminação nova, incluindo o espaço do campo para peladas, estacionamento, playground e Academia da Terceira Idade (ATI).

Investimentos – No decorrer da gestão, o prefeito Luciano Cartaxo realizou grandes investimentos em ações voltadas à promoção de políticas públicas para a juventude, esporte e recreação, como nos ginásios das Escolas Municipais Zumbi dos Palmares, Duque de Caxias e Odilon Ribeiro Coutinho. Além disso, foram entregues os campos no bairro do Gramame e Cidade Verde e Academias para a Terceira Idade (ATI) em vários bairros da Capital.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/ginasio-hermes-taurino-completa-dois-anos-de-revitalizacao-oferecendo-esporte-e-lazer-a-populacao/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Espetáculos de teatro e dança movimentam o Centro Cultural Casa da Pólvora nesta terça-feira

O Centro Cultural Casa da Pólvora recebe, nesta terça-feira (13), a partir das 19h, dois …