Aos 90 anos, idosa anda até Ouvidor Pardinho para aulas de musculação – Prefeitura de Curitiba/PR

A idade não é obstáculo para dona Maria de Lourdes Marques. Aos 90 anos, com sete netos e sete bisnetos já “criados”, ela esbanja disposição nas aulas de musculação do Centro de Atividades Físicas da Ouvidor Pardinho, no Rebouças.

Duas vezes por semana, dona Maria chega a pé ao espaço da Prefeitura de Curitiba administrado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).

Do bairro Boa Vista, onde mora, ela entra no ônibus, desce na Praça Tiradentes e caminha até a Ouvidor Pardinho, um trajeto de quatro quilômetros, considerando ida e volta.

 “Já chego aquecida na aula. Os exercícios me dão força pra eu cuidar da minha casa, e o atendimento aqui é maravilhoso”, diz dona Maria de Lourdes.

A musculação é uma atividade recomendada para idosos, tanto para prevenção como para evitar a perda de massa muscular. Segundo a Simone Cordeiro, coordenadora do Centro de Atividades Físicas da Ouvidor Pardinho, ajuda a evitar quedas, muito frequentes entre os idosos.

A disposição e qualidade de vida da Dona Maria é exatamente a meta que o programa Idoso em Movimento, da Prefeitura de Curitiba, pretende para as cerca de 1.340 pessoas atendidas, tanto nas aulas de musculação/alongamento como na hidroterapia.

“Melhorar as condições físicas e de saúde dos idosos para que tenham autonomia e socialização”, afirma Simone.

Com turmas de 45 alunos, as aulas de musculação e alongamento acontecem de segunda-feira a quinta-feira, das 7h30 às 18h.

A hidroterapia funciona nos mesmos dias, das 7h às 21h. No momento existe lista de espera.

Para frequentar as atividades é necessário ter mais de 60 anos e apresentar atestado médico.

Serviço

Centro de Atividade Física da Praça Ouvidor Pardinho

Endereço: Rua 24 de Maio, 807 – Rebouças

Telefone: (41) 3321-2752

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/aos-90-anos-idosa-anda-ate-ouvidor-pardinho-para-aulas-de-musculacao/51617.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …