Farol do Saber e Inovação ganha prêmio – Prefeitura de Curitiba/PR

Os Faróis do Saber e Inovação, espaços maker para criação de protótipos, com impressora 3D, deram a Curitiba o prêmio InovaCidade 2019, que foi entregue na segunda-feira (22/7), em São Paulo, durante o Smart City Business Brazil Congress & Expo. 

Na Regional Bairro Novo, já foram inauguradas três unidades do equipamento: os faróis do saber e inovação Cecília Meirelles, Rubem Braga e Senador Accioly Filho.

O evento é promovido pelo Instituto Smart City Business America que premia projetos e práticas inovadoras com impactos positivos na melhoria de vida das cidades.

De acordo com Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, a proposta dos Faróis está alinhada ao conceito do Vale do Pinhão, movimento do ecossistema de inovação da cidade, e também a tendências nacionais e internacionais de tecnologia educacional, com foco na aprendizagem criativa.

Em sua 7ª edição, o prêmio InovaCidade recebeu 53 inscrições. Desse total, recebem o prêmio 20 projetos que são reconhecidos por gerar impactos positivos mensuráveis e reconhecidos pela sociedade.

Faróis

Os Faróis do Saber, criados originalmente em 1994 com o objetivo de descentralizar o acesso às bibliotecas públicas e lan houses, incorporaram a partir de 2017 o conceito de inovação tecnológica.

Em sua nova versão, foram transformados em espaços maker, onde é aplicada a metodologia do Design Thinking.

“Os Faróis do Saber e Inovação são locais de descoberta, exploração e empoderamento dos estudantes da rede pública de Educação. É a inovação tecnológica ao alcance dos alunos”, diz Cris Alessi.

Dezenove unidades já foram entregues neste novo modelo. Até o final deste ano, a cidade contará com 33 Faróis de Inovação.

“São verdadeiras oficinas de criatividade que trazem reflexões e soluções para o dia a dia. São essas crianças que vão fazer a Curitiba do futuro”, comentou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/farol-do-saber-e-inovacao-ganha-premio/51589.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Após aplicar 144 notificações, Prefeitura rescinde contratos com Terpasul – Prefeitura de Curitiba/PR

Após 144 notificações aplicadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, a Prefeitura decidiu rescindir contratos …