Farol do Saber e Inovação ganha prêmio – Prefeitura de Curitiba/PR

Os Faróis do Saber e Inovação, espaços maker para criação de protótipos, com impressora 3D, deram a Curitiba o prêmio InovaCidade 2019, que foi entregue na segunda-feira (22/7), em São Paulo, durante o Smart City Business Brazil Congress & Expo. 

Na Regional Bairro Novo, já foram inauguradas três unidades do equipamento: os faróis do saber e inovação Cecília Meirelles, Rubem Braga e Senador Accioly Filho.

O evento é promovido pelo Instituto Smart City Business America que premia projetos e práticas inovadoras com impactos positivos na melhoria de vida das cidades.

De acordo com Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, a proposta dos Faróis está alinhada ao conceito do Vale do Pinhão, movimento do ecossistema de inovação da cidade, e também a tendências nacionais e internacionais de tecnologia educacional, com foco na aprendizagem criativa.

Em sua 7ª edição, o prêmio InovaCidade recebeu 53 inscrições. Desse total, recebem o prêmio 20 projetos que são reconhecidos por gerar impactos positivos mensuráveis e reconhecidos pela sociedade.

Faróis

Os Faróis do Saber, criados originalmente em 1994 com o objetivo de descentralizar o acesso às bibliotecas públicas e lan houses, incorporaram a partir de 2017 o conceito de inovação tecnológica.

Em sua nova versão, foram transformados em espaços maker, onde é aplicada a metodologia do Design Thinking.

“Os Faróis do Saber e Inovação são locais de descoberta, exploração e empoderamento dos estudantes da rede pública de Educação. É a inovação tecnológica ao alcance dos alunos”, diz Cris Alessi.

Dezenove unidades já foram entregues neste novo modelo. Até o final deste ano, a cidade contará com 33 Faróis de Inovação.

“São verdadeiras oficinas de criatividade que trazem reflexões e soluções para o dia a dia. São essas crianças que vão fazer a Curitiba do futuro”, comentou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/farol-do-saber-e-inovacao-ganha-premio/51589.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …