Idosos têm dia especial no Festival de Inverno do Centro Histórico – Prefeitura de Curitiba/PR

Idosos atendidos pela Fundação de Ação Social (FAS) tiveram uma programação especial e personalizada no Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba, que desde a última quinta-feira (18/7) está agitando a cidade. Durante toda a tarde, eles foram recepcionados com violino, assistiram a uma peça de teatro e a uma apresentação musical e, por fim, fizeram um lanche com direito a chá, sucos e tortas.

A ação aconteceu nesta quarta-feira (24/7), no Memorial de Curitiba e no Bar do Alemão, como parte do projeto social do festival que está em sua sétima edição. O evento traz uma programação de gastronomia, cultura e música, em vários pontos da cidade, e segue até o próximo sábado (27/7).

Ao todo, a festa reuniu aproximadamente 80 idosos que participam de serviços em Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e nos Centros de Atividades para Idosos (Cati), das regionais Matriz e Portão. E, ainda, idosas acolhidas no Asilo São Vicente de Paulo.

Diversão garantida

Dirce Maria Poletto, 89 anos, que vive há um ano no Asilo São Vicente, assistiu atenta às apresentações de teatro e música.

“Isso é bom, eu gosto muito de sair porque me divirto”, explicou Dirce, ao fim do espetáculo.

Segundo a idosa, o problema de audição faz com que ela fique mais parada, sem interagir.

As irmãs Vânia e Valquiria Marinho, de 72 e 75 anos, respectivamente, também eram pura alegria. “Foi uma peça incrível, os atores têm humor, preparo físico, e boa articulação”, disse Valquíria, que também já trabalhou no teatro. Ela se referia aos integrantes do grupo Arte e Comédia que fizeram a apresentação teatral as Espertezas de Arlequim.    

A violinista Rebeca Vieira, do Palco dos 5 Sentidos, arrancou aplausos não só dos idosos, mas também dos turistas que visitavam o Memorial de Curitiba, durante a tarde. O instrumentista, compositor e arranjador Deni Ribas também foi bastante aplaudido pela plateia. Ele fez um duo com o músico Marc Breyer.      

Projeto social

O passeio dos idosos fez parte do projeto social do Festival. A presidente da Rede Empresarial do Centro Histórico de Curitiba – organizadora do evento, Maria Bonamigo, explicou que todo ano é feita uma ação social voltada para o público idoso, mas esta foi a primeira vez que os idosos foram levados até o Festival. “Queríamos fazer algo diferente e tivemos a ideia de trazê-los até aqui, para que pudessem reviver o Centro Histórico de Curitiba. Tenho certeza que muitos tiveram boas histórias nesse pedaço da cidade.”

Antes de irem embora, todas as idosas receberam gorros e cachecóis tecidos pelas As Fiandeiras, grupo formado por 70 mulheres que fazem as peças de tricô e crochê para doar nos asilos. Elas explicaram como o trabalho é feito ao presidente da FAS, Thiago Ferro, que acompanhou parte das atividades.

O Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba tem o apoio da Prefeitura.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/idosos-tem-dia-especial-no-festival-de-inverno-do-centro-historico/51649.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …