PEC 108 deve ser modificada e preservar atribuição dos conselhos profissionais – OAB

A redação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 108, que trata da natureza jurídica dos conselhos profissionais e impõe uma série de restrições à sua atuação, poderá ser revista. A abertura para a negociação da proposta foi acertada pelo presidente da OAB nacional, Felipe Santa Cruz, que se reuniu com o secretário especial de desburocratização do Ministério da Economia, Paulo Uebel, para tratar do assunto, nesta terça-feira (23). 

O encontro aconteceu após o posicionamento da Ordem e de outros conselhos, que consideram a proposta um risco para a sociedade em função do enfraquecimento das entidades que hoje regulamentam e fiscalizam a atuação profissional em diversas áreas sensíveis para o país como a advocacia, a medicina e engenharia entre outros. Existem hoje 29 conselhos de classe no país.

Santa Cruz afirmou que a reunião foi muito produtiva e que o governo federal abriu o diálogo com a OAB, sugerindo a elaboração de uma nova redação para a PEC 108. “É muito importante o reconhecimento do Ministério da Economia, autor da proposta, de que a redação precisa ser revista. Agradeço aos técnicos e aos dirigentes do ministério pela abertura do diálogo. Durante nossa reunião, pudemos falar em defesa do Exame de Ordem e salientar a importância de parâmetros de qualidade no exercício da advocacia, além do papel dos demais conselhos profissionais. Agora, vamos construir uma redação conjunta para a PEC 108 que será apresentada ao Congresso Nacional”, disse ele.

O presidente da OAB fez uma menção especial ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, Felipe Francischini, pelo esforço na construção de um consenso sobre o tema. “Eles têm sido absolutamente abertos ao diálogo e à importância dos conselhos profissionais no nosso país. Seguiremos firmes, trabalhando pela evolução do sistema de conselhos, contra o retrocesso e a barbárie do mercado de trabalho. Estou confiante de que seremos vitoriosos”, declarou Santa Cruz.

A OAB já criou uma comissão para propor alterações ao texto da PEC 108, e os próximos passos devem ser discutidos com os demais conselhos em reunião nesta quinta-feira (dia 25). A previsão é de que, nos próximos dias, a redação seja finalizada e debatida com o Ministério da Economia.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/57380/pec-108-deve-ser-modificada-e-preservar-atribuicao-dos-conselhos-profissionais.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Casa de Prisão Provisória de Palmas dispensa agendamento prévio para visitas da advocacia – OAB

Depois de esforço da OAB-TO, a advocacia daquele estado conquistou a dispensa da exigência de …