Regulamentação da moradia social em São Paulo é proposta em PL

DANIEL MONTEIRO 
DA REDAÇÃO 

Para enfrentar o déficit habitacional no município de São Paulo, o vereador José Police Neto (PSD), em coautoria com o vereador Rinaldi Digilio (PRB), propõe o PL (Projeto de Lei) 258/2016, que regulamenta o Serviço de Moradia Social e institui o Programa Locação Social.

O objetivo da proposta é produzir habitações de interesse social com regras específicas de fornecimento de serviços públicos e investimentos em políticas sociais, para atender grupos em situação de vulnerabilidade ou risco social.

Segundo o PL, serão reabilitados edifícios vazios ou subutilizados em áreas centrais e com infraestrutura apropriada, em regiões com alta densidade de oferta de empregos e nas ZEIS (Zonas de Interesse Social) do tipo 3, destinando as edificações aos programas de locação social.

Outra preocupação do PL é a localização dos empreendimentos: eles deverão estar preferencialmente em áreas próximas a terminais rodoviários interurbanos, terminais de ônibus urbano, estações de metrô, trem, monotrilho e outros modais de transporte público.

Segundo a justificativa do PL, os principais beneficiários da moradia social são a população idosa de baixa renda; a população em situação de rua ou beneficiária dos programas de assistência social; população de baixa renda atingida por remoções decorrentes de intervenções públicas ou privadas; estudantes de baixa renda e trabalhadores que realizem suas atividades profissionais na região do empreendimento.

Para viabilizar o projeto, é proposta a gestão compartilhada dos empreendimentos sociais, por meio de parcerias entre o poder público, sociedade civil e atores sociais privados. Outro destaque do PL são as ações de acompanhamento socioeducativo propostas, uma vez que a população beneficiada passaria por um processo de formação.

O projeto segue em tramitação após receber parecer favorável da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) e das comissões reunidas de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente; de Administração Pública; de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher e de Finanças e Orçamento.

Acompanhe aqui outros projetos em tramitação do vereador José Police Neto. No link você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos através do formulário Fale com o Vereador.

Fonte Oficial: http://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/regulamentacao-da-moradia-social-em-sao-paulo-e-proposta-em-pl/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Vereadores debatem temas ligados à saúde, meio ambiente e desestatização

Sessão Plenária desta terça-feira (22/10) MARCO ANTONIO CALEJODA REDAÇÃO Na tarde desta terça-feira (22/10), durante …