Rua da Cidadania tem oficina de boneca de panos neste sábado – Prefeitura de Curitiba/PR

Neste sábado (27/7) é dia de costurar o bem na Rua da Cidadania do Cajuru. A sala de descanso da Rua vai receber os voluntários do Movimento Beneficente Be Angels, para a 17ª Oficina Bonequeiras, que, uma vez por mês ensina a produzir bonecas, almofadas para dormir, dinossauros em tecido e amigorumis (bichinhos em crochê). Toda a produção vai para doação.

Quem recebe as doações são crianças com paralisia cerebral, deficiências em geral, síndromes, câncer, neoplasias, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que sofreram traumas, queimaduras, abusos ou violência de 14 instituições selecionadas pelas voluntárias. Desde que o Be Angels foi criado, em janeiro de 2018, já foram produzidas e entregues 2.570 peças.

Para participar das tardes de solidariedade, nas oficinas de bonecaria do Be Angels, não é preciso prática nem tão pouco habilidade. A fundadora do Be Angels, Annemaria Kottel, conta que a intenção é estimular a participação de todos.

“São voluntários dos 6 aos 93 anos, que vem de todos os cantos de Curitiba e de cidades próximas, de Colombo, Piraquara”, diz a fundadora do projeto. 

Anjos e arcanjos solidários 

A oficina é gratuita e não é necessário levar o material, que a própria Annemaria compra. Nem saber costurar é necessário: durante o mês, ela conta com o apoio de 12 voluntárias mais experientes, que ela chama de “arcanjas”, que preparam kits com um boneco pré-pronto. 

“A cada oficina eu fico muito emocionada com o trabalho de todos. Começo com um monte de caixas e vejo um lindo circo se montando”, conta.

Entre os voluntários, revela, muitos têm histórias de momentos em que precisaram de ajuda. Há os que perderam parentes queridos, os que superaram tratamentos de doenças graves. Muitos comparecem para retribuir algo que já receberam em algum momento. 

Promessa cumprida

O projeto nasceu em 2018 após uma promessa feita para o restabelecimento da saúde do neto de Annemaria. Bernardo nasceu em 2015. Logo após o parto, precisou ficar na UTI neonatal.

No terceiro dia de vida, o menino melhorou, o que motivou a avó fazer a promessa: iria buscar formas de ajudar famílias em que os filhos estivessem passando por algum tipo de sofrimento.

Para manter e ampliar o projeto, conta, precisa apenas de apoio para o custo do material (fibra do silicone, tricoline estampada, tercal cor da pele e a linha para tecer amigorumi). “Tenho a força do movimento dessas pessoas. E temos esse lugar especial, que é a Rua da Cidadania, que nos recebe muito bem”, fala.

Inscrições

São 80 vagas para a oficina Bonequeiras. Os interessados devem contatar a fundadora do Be Angels pelo WhatsApp (41) 9 9128-0767. 

O grupo pede para que os participantes contribuam com um lanche, para uma confraternização em cada oficina.

Todos participantes recebem um kit pré-costurado que contém uma embalagem para presentes, fita de cetim, marcador de livros Be Angels e um cartão para mensagem. Alguns materiais para a produção são solicitados, como caixa de costura pessoal, com tesoura, linhas de cores variadas, fio 10, linhas para bordar.

Serviço

Oficina Bonequeiras Be Angels

27 de julho, das 14h às 18h

Local: Sala de descanso da Rua da Cidadania do Cajuru (Avenida Maurício Fruet, 2.150)

Informações e inscrições pelo WhatsApp (41) 99128-0767

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/rua-da-cidadania-tem-oficina-de-boneca-de-panos-neste-sabado/51630.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …