Aula do Linhas do Conhecimento ajuda a melhorar contenção em rio – Prefeitura de Curitiba/PR

No retorno do recesso, os estudantes da Escola Municipal David Carneiro, no Xaxim, perceberam, a movimentação de máquinas e trabalhadores do Departamento de Pontes e Drenagem da Prefeitura na rua nos fundos da escola. Enquanto muitos se perguntavam o que estava sendo feito, os curitibinhas do 4º ano A sabiam que se tratava de melhorias no muro da ponte, na Rua João Batista Zagonel Passos. E se animaram em saber que o pedido que haviam feito à Prefeitura, por carta, de reparos no local, havia sido atendido.

O pedido coletivo foi feito antes do recesso escolar, depois de participarem de uma Oficina de Sustentabilidade, organizada pela professora Thais Carneiro Estevan da Silva. O projeto incluiu uma jornada pela vizinhança da escola, no Programa Linhas do Conhecimento, que promove o aprendizado na interação com a própria cidade. No passeio, a piazada, na faixa etária dos 9 anos, observou e apontou questões que mereciam atenção no rio que é vizinho da escola. 

Entre os apontamentos, viram que a murada de contenção junto à ponte estava rachando, com a queda de um trecho do muro de concreto e parte da tubulação. As equipes da Prefeitura receberam o pedido e, nas últimas semanas, reconstruíram a murada para a contenção da margem do Ribeirão dos Padilhas. A obra está sendo finalizada

Os 25 curitibinhas vão retornar a campo em agosto para ver as mudanças no ambiente, mas já notam a movimentação das obras e se sentem parte do processo de transformação, conta a professora. 

“Muitas delas se sentiram atendidas e atividades como essa se tornam efetivas na formação de cidadãos atuantes”, destaca Thais. 

De carta à cartilha

Na atividade, que começou com ensinamentos sobre as dinâmicas dos rios e a importância de preservá-los, os curitibinhas foram incentivados a refletir sobre a importância de cuidar do rio que está próximo às suas casas e escola. Também analisaram se o rio está sendo bem cuidado pela população. 

Por isso, compilaram, após a jornada do Linhas do Conhecimento, todos os itens que precisam de atenção para a saúde do ribeirão. Redigiram a carta, que foi encaminhada para a Administração Regional do Boqueirão. Foi a partir dela que um dos problemas ganhou solução.

O trabalho dos curitibinhas não parou por aí: a turma está desenvolvendo uma cartilha, com ensinamentos para a comunidade vizinha à escola e ao Ribeirão dos Padilhas para cuidar melhor do rio. O material será entregue de casa em casa assim que for finalizado. 

 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/aula-do-linhas-do-conhecimento-ajuda-a-melhorar-contencao-em-rio/51663.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …