Casa da Leitura promove clube para maiores de 50 anos em agosto – Prefeitura de Curitiba/PR

Livros são boas companhias em todas as fases da vida e compartilhar leituras é uma atividade que ajuda a unir pessoas. Para reunir adultos maiores de 50 anos, que gostam de ler e trocar percepções sobre o que leram, a Casa da Leitura Maria Nicolas, na Rua da Cidadania de Santa Felicidade, vai promover no dia 22 de agosto, às 10h30, o Clube da Leitura Só para Maiores (de 50 anos). A atividade será gratuita.

Embora voltado à faixa etária acima dos 50 anos, os mais jovens também serão bem-vindos. São encontros, sempre às quintas-feiras, para a leitura de romances.

Atualmente, o  grupo está lendo o livro “A Cor Púrpura”, de Alice Walker, com mediação de Danielle Campos, mediadora de leitura da Fundação Cultural de Curitiba. Não é preciso ter lido o livro antecipadamente e nem possuir o livro. A leitura acontece durante os encontros, em formato de roda de leitura.


 “O objetivo dos encontros é estimular a leitura e compartilhar literatura entre as pessoas dessa faixa etária”, diz Danielle.

Cada encontro dura aproximadamente uma hora e meia, tempo aproveitado pelos participantes para a troca experiências e discussão do repertório de leitura. As obras lidas são escolhidas pelos participantes, a partir de uma seleção feita por Danielle especialmente para o grupo.

A criação do grupo, explica a mediadora, foi para contemplar as características dos usuários da Casa da Leitura, formada na maioria por pessoas acima dos 50 anos. Mensalmente, cerca de 750 pessoas frequentam o espaço, mais da metade, segundo Danielle, são homens e mulheres nesta faixa etária.  

Acervo

A Casa da Leitura Maria Nicolas foi implantada em 1996, na Rua da Cidadania Santa Felicidade, para descentralizar atividades de literatura e cultura no bairro. O acervo reúne  livros de literatura e periódicos para leitura local e empréstimos. Também promove atividades paralelas voltadas ao incentivo à leitura, como rodas de leitura e contação de histórias. A unidade é uma homenagem a artista plástica e escritora Maria Nicolas.

O cadastro para empréstimo de livros é realizado mediante apresentação de comprovante de endereço, RG e autorização dos pais, quando menor de 15 (quinze) anos.

Serviço

Casa da Leitura Maria Nicolas

Local: Rua da Cidadania de Santa Felicidade, Rua Santa Bertila Boscardin, 213, Santa Felicidade

Horário de funcionamento: 8h30 às 17h30 (2ª a 6ª feira)

Mais informações: (41) 3374-5017 e  [email protected]

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/casa-da-leitura-promove-clube-para-maiores-de-50-anos-em-agosto/51657.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …