Dobra o número de participantes no Fala Curitiba – Prefeitura de Curitiba/PR

Com o objetivo de ampliar o debate e ouvir mais e melhor a população, o Fala Curitiba ampliou a participação popular para a escolha das obras e ações prioritárias da cidade. Os pedidos irão compora proposta orçamentária da cidade para 2020.

Em 2019, o número de participações nas reuniões públicas realizadas nas 10 administrações regionais foi o dobro do ano passado. Até aqui, 22.315 pessoas registraram seus pedidos no Fala Curitiba. Em 2018 foram 10.913 registros.

Após mais de 70 reuniões presenciais nos bairros e participação online pelo portal fala.curitiba.pr.gov.br, o programa de consultas públicas avança para a etapa final. Nessa fase serão consolidadas 50 prioridades, 5 por regional, para compor a Lei orçamentário Anual LOA.

“Ainda temos as reuniões finais do programa, mas já superamos os números de participação popular presencial e online, com importantes e precisas sugestões para a cidade”, ressalta Alexandre Matchinske, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública.

O Imap é o órgão gestor do programa, em conjunto com as secretarias municipais e administrações regionais.

Nas reuniões presenciais até agora 9.254 cidadãos registraram presença. No portal o número é de 4.212 participantes que apontaram 853 prioridades coletivas, sendo os principais temas, por ordem: Trânsito, Meio Ambiente, Esporte e Lazer , Segurança, Obras Públicas (drenagem ponte e iluminação), Saúde, Assistência Social, Educação, Transporte, Cultura, Pavimentação, Habitação, Projetos Viários, Urbanismo, Direitos Humanos, Segurança Alimentar e Nutricional. Outras 79 prioridades foram replicadas a outras políticas. Todas as que foram apontadas pela população, eleitas ou não, serão encaminhadas para os órgãos responsáveis da Prefeitura como sugestões para a cidade.

Votação Final

Desta quinta-feira (25/7) até o dia 5 de agosto,é possível eleger 5 prioridades por regional da cidade pelo site fala.curitiba.pr.gov.br. De 5 a 9 de agosto serão realizadas as reuniões presenciais, nas quais também serão recebidos pedidos. Ao final, serão contabilizados os votos online e presenciais para elencar as prioridades eleitas. Cada cidadão pode fazer cinco escolhas, conforme a regional onde mora.Os votos online ou presencial têm o mesmo valor.

 

Na segunda-feira (5/8) as reuniões públicas serão nas Ruas da Cidadania da CIC (Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2460) e Bairro Novo (Rua Tijucas do Sul, 1700). Na terça-feira (6/8), será a vez do Tatuquara (Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n) e Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2033). Na quarta (7/8), serão selecionadas as prioridades de Santa Felicidade (Rua Santa Bertila Boscardin, 213) e Boa Vista (Avenida Paraná, 3600). Na quinta, no Cajuru (Avenida Prefeito Mauricio Fruet, 2150) e Portão/Fazendinha (Rua Carlos Klemtz, 1700) e na sexta-feira (9/8), no Boqueirão ( Av. Marechal Floriano Peixoto, 8430) e Matriz (Praça Rui Barbosa, 101).

 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/dobra-o-numero-de-participantes-no-fala-curitiba/51664.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …