Capacitação de profissionais fortalece o Programa MusicaR – Prefeitura de Curitiba/PR

Palmas, estalos de dedos e assobios, tudo é música para os professores e coordenadores do MusicaR, que nessa semana participaram da oficina de música corporal, na Capela Santa Maria. Foi o quarto encontro de aperfeiçoamento dos profissionais do programa de musicalização infanto juvenil nas Regionais, com o objetivo de traçar novas metas para as aulas do segundo semestre.

A semana de dedicação exclusiva ao estudo e pesquisa foi dividida em duas etapas. A primeira aconteceu pelas manhãs, com a Oficina ministrada pela musicista e integrante do grupo Fato, grupo de música importante no cenário curitibano, Andrezza Prodóssimo. A segunda de sistematização e planejamento dos conteúdos a serem aplicados em sala de aula.

Aulas de música corporal para a  comunidade externa também foram ofertadas, porém no período da tarde.

Professores de diversas modalidades, entre educação infantil, ensino fundamental e médio, conservatórios e escolas de música participaram ao lado dos jovens do Programa MusicaR, com autorização para transitar pela cidade, que foram convidados para essas aulas especiais.

Extras

Além da programação proposta para a semana, novas atividades foram incluídas. Um dos acréscimos foi o convite de crianças parentes dos integrantess para participar do trabalho e experimentar na prática as atividades desenvolvidas.

“A característica da equipe do MusicaR é estar em constante capacitação”, explica  Ângela Sasse, coordenadora do Programa.

Segundo ela, a ideia inicial era a de facilitar a logística para os integrantes com crianças, o que acabou se transformando em  uma experiência fantástica.

Outra boa surpresa foi a aula de construção de ocarinas (espécie de flauta globular feito de cerâmica). Em parceria com o Centro de Criatividade de Curitiba cada integrante construiu seu instrumento.

Avaliação

“Eles já têm uma ligação muito forte, e isso transbordou no processo criativo. Fiquei surpresa positivamente com o resultado”, disse Andrezza, que aproveitou para elogiar o MusicaR.

“Incrível a valorização que dão para os profissionais do Programa. Isso resulta numa aula com motivação e qualidade”.

Durante o ano, encontros semanais acontecem para definir atividades pontuais, mas uma semana de imersão gera novas discussões e reflexões.

Edimilson Fonseca, professor nas Regionais Santa Felicidade e Boa Vista, avaliou a semana: “Esse em especial está agregando bastante. Ele amplia o repertório de atividades. Já saímos daqui pensando em como aplicar com as crianças”.

Maris de Souza, professora do Programa na Regional Cajuru, comentou sobre a troca entre os professores. “Nesses encontros a gente se fortalece emocionalmente e psicologicamente. Isso é maravilhoso. Trabalho diferenciado com estímulo humano. Somos um grupo, não existe diferença de Regional para nós, somos todos MusicaR, unidos, queremos que as crianças evoluam com a gente”, conclui.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/capacitacao-de-profissionais-fortalece-o-programa-musicar/51678.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …