Conecta 2019 traz novidades de startups do Paraná – Prefeitura de Curitiba/PR

Robô que faz pesagem de refeições em restaurantes, plataformas de vendas de equipamentos e resíduos industriais e até um aplicativo que permite o pagamento de dízimo pela via eletrônica. Essas são algumas das novidades apresentadas por startups paranaenses no Conecta 2019, evento promovido pelo Sebrae que reúne empresas, investidores e líderes do ecossistema de inovação do Estado até amanhã em Curitiba.

“Há uma nova cidade, um novo Paraná e um novo Brasil fervendo na imaginação dessa moçada que vem provando que a inovação é um processo de desenvolvimento social”, disse o prefeito Rafael Greca.

Nesta sexta-feira (26/7), acompanhado pela presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi, o prefeito percorreu a feira, que reuniu 16 empresas que fazem parte do programa de startups do Sebrae no Paraná.

É o caso da Mogô, startup de Pato Branco, no Oeste do Estado, que criou um robô que faz a pesagem das refeições nos restaurantes e já emite o ticket com o peso e o valor a pagar. A novidade já está em 20 restaurantes no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Mato Grosso. “Até o fim do ano estaremos em 500 restaurantes”, prevê André Neckel, fundador da empresa.

Sem desperdício

Criada há apenas cinco meses, a Ecofood criou um aplicativo para reduzir o desperdício de comida em restaurantes em Londrina. “Nesse período conseguimos evitar o desperdício de 8 mil quilos de aliumentos e destinamos 1,6 mil quilos a passa fome”, disse Raphael Koyama, fundador da empresa.

Outra startup que vem apostando na sustentabilidade é a curitibana Central de Materiais, que é um marketplace para venda de resíduos e máquinas industriais. “É uma aposta na economia circular e no reaproveitamento de materiais”, diz Marcio Danielewicz, fundador da empresa, que tem cinco anos. 

“Estamos aqui compartilhando ideias e inovações porque o que se compartilha não se perde”, afirmou o prefeito. Greca destacou que a inovação é uma estratégia da gestão, com o Vale do Pinhão, o estímulo a startups e os projetos nas escolas e com espaços makers nos Farois do Saber e Inovação e aulas de robótica. Na visita ele que conheceu também o patinete elétrico da startup Ride.

O Conecta 2019  reúne no mesmo espaço empreendedores de startups, investidores e representantes de grandes companhias.

“A proposta do Conecta é fazer a ponte entre os empreendedores de início de jornada e companhias já consolidadas no mercado, com muita informação, networking e fechamento de negócios, posicionando o Paraná como referência no ecossistema de inovação”, disse Vitor Tioqueta, diretor superintendente do Sebrae no Paraná. 



Conheça algumas das startups do Conecta 2019

Caqui – Ponta Grossa

A startup Caqui é uma plataforma web de gestão de licenças ambientais, criada em 2018, dentro do Programa de pré-aceleração do Sebrae/PR. Tem como objetivo desburocratizar a conformidade ambiental otimizando o tempo dos profissionais do meio ambiente, o controle de prazos e de licenças ambientais. É voltada para cooperativas agroindustriais e profissionais do meio ambiente. Promete como diferenciais a agilidade, a simplicidade, a confiabilidade, além de ser customizável e colaborativa.

Minhas audiências – Ponta Grossa

O Minhas Audiências tem atuação em todo o Brasil. Na vertente de “Documentos & Informações”, entrega para os clientes documentos e informações de quaisquer órgãos públicos. Já na vertente de “Atos & Diligências”, atua em qualquer órgão público presencialmente ou digitalmente para a realização de registros, representações, acompanhamentos, entre outras operações. Desta forma, realiza serviços voltados à correspondência jurídica, análise de crédito e patrimônio, perícias e laudos técnicos, recolhimento de assinaturas, duediligence e background check, cálculos e demais operações próprias deste cenário. 

Arbo – Londrina

Focada em desburocratizar o sistema e facilitar o acesso do consumidor ao mercado imobiliário, a Arbo registra, em dois anos e meio de atividades, mais de 12,3 mil imóveis locados ou vendidos. Por meio de um aplicativo, o usuário seleciona o imóvel que deseja e na mesma hora o corretor e imobiliária responsáveis recebem uma notificação para agendar a visita. O consumidor tem acesso, em um único ambiente, a todas as opções das imobiliárias cadastradas. A startup também realiza de forma digital as transações, inclusive as jurídicas, o que permite que as locações aconteçam em até 48 horas.

Yazo – Londrina

A Yazo busca aumentar o engajamento e interação nos eventos corporativos. Por meio de aplicativos, desenvolvidos de maneira exclusiva para os eventos, é possível que hajainteração entre os participantes e a empresa promotora por meio de enquetes, avaliações, curiosidades, pesquisa de satisfação. Utilizando a tecnologia QR Code, o app também promove a troca de contato entre seus usuários. Fundada em agosto de 2017, a Yazo já esteve presente em 120 eventos que contabilizam 60 mil usuários.

Ecofood – Londrina

O Ecofood tem como missão reduzir o desperdício de alimentos e a emissão de gases poluentes. Por meio de um aplicativo, os estabelecimentos comerciais colocam à venda, por um preço acessível, alimentos de qualidade que não foram comercializados durante o dia e que seriam descartados. Os usuários têm à disposição diversas opções, desde refeições completas e sofisticadas até doces e pães. O Ecofood está presente em sete cidades do Paraná e Santa Catarina, com a parceria de 175 estabelecimentos. 

MyEasyProduction – Umuarama

Sistema que permite o controle de todo o processo produtivo, por meio de plataforma integrada que pode ser acessada por computadores e tablets. É isso que a MyEasyProduction, spin-off fundada neste ano a partir de uma empresa de software, oferece a micro e pequenas indústrias. Para um dos fundadores e coordenador da empresa, Daniel Brito, é desafiador ofertar essa inovação a empresários de indústrias de pequeno porte. Isso porque o nicho desconhece ferramentas que empoderam a gestão, até então desenvolvidas para os grandes negócios. 

EarlySec – Campo Mourão

A Early Sec surgiu a partir de um projeto de pesquisa na área de segurança da informação. A startup é focada em antecipar riscos à segurança cibernética das empresas, oferecendo desde tecnologia baseada em inteligência artificial a consultorias. A startup foi fundada em 2017,em Campo Mourão, e passou por um processo de aceleração em Campinas (SP), atuando hoje de forma distribuída. A EarlySec mira crescimento em razão da nova Lei Geral de Proteção de Dados, que exigirá das organizações medidas para proteção de informações.

Aumenta Venda – Marechal Cândido Rondon

Aumenta Venda criou um produto que soluciona a dificuldade que os empreendedores têm para colocar seus produtos à venda nos principais marketplaces. Com o Aumenta Venda, o empreendedor assina um contrato, tem os gerenciadores treinados, cadastra os produtos no sistema escolhido, envia os pedidos para venda e, depois, recebe o repasse financeiro conforme o ciclo do canal. É a equipe do Aumenta Venda que gerencia todo o processo burocrático e o empreendedor só precisa expedir os seus produtos nos canais selecionados.

Icorreu – Cascavel

Basicamente, funciona como um app de corrida, em que o usuário que pratica corridas de rua consegue se inscrever nas provas cadastradas na plataforma, onde e na hora que desejar, e ainda recebe seus prêmios em casa. Em breve, o app será uma plataforma para treinos online, além de ter um espaço de e-commerce com produtos como camisetas, bermudas e acessórios ligados ao universo das corridas.

ManfingRobotics– Toledo

A ManfingRobotics desenvolve aplicações para facilitar a vida dos usuários, por meio de aprendizado de máquina (machine learning) e assistentes pessoais. Dentre as soluções desenvolvidas estão: Sauron, um assistente pessoal capaz de auxiliar e gerenciar tarefas diárias, agendas, empresas, lembretes, além de oferecer possibilidades para aumento de vendas e diálogos entre a ferramenta e o usuário; Aura, uma plataforma de ligação com os clientes, em que as empresas podem melhorar os conhecimentos sobre o perfil dos seus clientes e aprimorar o atendimento, por meio de previsão de compras, sugestão de produtos e serviços, e leading preciso.

Agross – Pato Branco

Agross é um programa de fidelidade para agronegócio, criado para estreitar a relação entre empresas e produtores rurais. Via plataforma, o agricultor recebe um percentual de volta referente às compras efetuadas nas empresas parceiras da Agross, diferentemente dos tradicionais brindes como chapéu, chaveiro, cuia ou garrafa térmica. O agricultor possui um aplicativo de fácil entendimento e a empresa, um portal em que é possível configurar todas as regras de negócio e fazer a auditoria das operações.

ServoFiel – Dois Vizinhos

A SerfoFiel Tecnologia apresentará dois produtos no Conecta. O aplicativo Sou Dizimista, que conta com as seguintes funcionalidades: dízimo, ofertas, campanhas, agendamento de contribuições, evangelização, calendário da igreja, mural de avisos e prestação de contas. Já a maquininha Dízimo Fiel é semelhante àquelas de cartões de crédito e débito. Permite o recebimento de dízimo, ofertas, campanhas e agendamento de contribuições, entre outros. Os lançamentos realizados na maquininha são contabilizados automaticamente no sistema de gestão da igreja.

Mogô – Pato Branco

Mogô, robô de autoatendimento para restaurantes self-service. O Mogô recepciona o cliente com frases de boas-vindas, pesa o prato, entrega a comanda, registra os dados e envia para o sistema de gestão que o estabelecimento utiliza. Vantagens: redução significativa dos custos com mão de obra e agilidade no atendimento.

Central de Materiais – Curitiba

A Central de Materiais é um centro de negócios que realiza a gestão de ativos e inservíveis de empresas, organizando e otimizando o processo de venda desses materiais. Em muitas companhias, estes procedimentos são inoperantes e acabam não tendo a devida valorização, por desconhecimento do mercado e as formas de recolocação destes itens. A Central de Materiais possui anos de experiência na gestão desses ativos e viu a oportunidade de lançar um serviço que gerenciasse, destinasse e resolvesse o impasse desses bens. O objetivo é aproximar compradores e vendedores, tendo como base a transparência, o comprometimento e a geração de resultados para os envolvidos.

NextCam – Curitiba

A NextCam usa inteligência artificial e visão computacional para que a segurança do trabalho na construção civil possa ser executada e planejada de maneira mais eficiente. A partir de modelos e dados sobre a construção, a inteligência artificial é usada para identificar riscos em cada etapa da obra. Além disso, os trabalhadores e os EPIs são identificados por câmeras nas entradas dos canteiros, gerando indicadores para que ações preventivas possam ser tomadas antes de um atraso ou acidente.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/conecta-2019-traz-novidades-de-startups-do-parana/51696.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …