Saiba quantos são e quais as atribuições dos juízes eleitorais — Tribunal Superior Eleitoral

A Justiça Eleitoral brasileira conta, atualmente, com 2.622 juízes eleitorais, entre titulares e substitutos. São eles os responsáveis por tomar todas as providências cabíveis para evitar a prática de ilícitos durante as eleições, bem como processar e julgar os crimes eleitorais que não sejam de competência originária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais regionais eleitorais (TREs). Também determinam a cassação de registros de candidatos a cargos municipais, além de expedir títulos e conceder transferência de eleitores, entre outras atribuições.

Oriundos da Justiça estadual e do Distrito Federal, os juízes eleitorais são magistrados de primeiro grau de jurisdição que exercem, cumulativamente, as funções dessa Justiça especializada. Cada magistrado assume a jurisdição na zona eleitoral da respectiva comarca em que atua pelo período de dois anos. Havendo faltas, férias ou impedimentos do titular, a jurisdição eleitoral é exercida pelo substituto, de acordo com a tabela do Judiciário Estadual. Nas comarcas com mais de uma vara, cabe ao TRE designar o juiz de Direito que exercerá essa função (Resolução TSE nº 21.009/2002).

Durante as eleições, não poderá servir como juiz eleitoral o cônjuge, parente consanguíneo ou afim, até o segundo grau, de candidato a cargo eletivo registrado na circunscrição do magistrado. O impedimento compreende o período da homologação da respectiva convenção partidária até a diplomação dos eleitos e feitos decorrentes do processo eleitoral (Código Eleitoral, art. 14, § 3º).

Também durante o pleito, caberá ao promotor do Ministério Público local o exercício das funções eleitorais perante os juízes e juntas eleitorais. Essas, por sua vez, serão compostas por um juiz de Direito e por dois ou quatro cidadãos de notória idoneidade.

Vale lembrar que a Justiça Eleitoral é formada pelo TSE, pelos TREs, pelos juízes e pelas juntas eleitorais. Todos esses órgãos têm a composição estabelecida pela Constituição Federal e a competência determinada pelo Código Eleitoral (Lei 4.737/1965).

JP/JB

 

Fonte Oficial: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2019/Julho/saiba-quantos-sao-e-quais-as-atribuicoes-dos-juizes-eleitorais.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

TSE confirma registro de prefeito reeleito de Monteirópolis (AL) em 2020 — Tribunal Superior Eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, na sessão plenária desta terça-feira (1º), o registro de …