Capela Santa Maria é 21º imóvel público recuperado pela Prefeitura – Prefeitura de Curitiba/PR

A Capela Santa Maria, espaço da Fundação Cultural de Curitiba, é o 21º imóvel público a receber intervenções pelo Rosto da Cidade. O prefeito Rafael Greca acompanhou, nesta sexta-feira (26/7), o início da preparação do prédio para o recebimento da nova pintura e da resina antipichação.

“Curitiba continuará sendo uma cidade bem cuidada com o nosso programa contra a pichação”, anunciou o prefeito.

Ele vistoriou os trabalhos, acompanhado da secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias.

Greca informou que, além dos 20 imóveis públicos já concluídos pelo Rosto da Cidade, há outros 22 particulares – 11 concluídos e outros 11 em execução.

Rosto da Cidade já recuperou 31 imóveis históricos no Centro

A atuação em imóveis particulares é permitida após aprovação de um projeto do Executivo na Câmara Municipal de Curitiba. Também fazem parte das ações da Prefeitura a melhoria da iluminação pública e da acessibilidade.

Com seis etapas de execução, o Rosto da Cidade é uma ação conjunta desenvolvida por Ippuc, Fundação Cultural de Curitiba e as secretarias municipais do Meio Ambiente e de Obras Públicas.

Acompanharam a vistoria, ainda, o diretor de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, Marcelo Sutil; o diretor de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Jean Brasil; e o diretos da Guarda Municipal Odgar Nunes Cardoso.

O imóvel

A Capela Santa Maria Espaço Cultural, na Rua Conselheiro Laurindo, é uma construção em estilo neoclássico, feita pela Congregação Marista, em 1939, em devoção à Nossa Senhora da Conceição.

Restaurada pelo município, foi transformada em sala de concertos, além de ser, desde 2008, a sede da Camerata Antiqua de Curitiba, grupo de coro e orquestra fundado em 1974 e mantido pela Prefeitura Municipal.

O espaço conta com sala de concertos, salas para ensaios, produção e acervo de partituras, além de importantes instrumentos como o piano Steinway, considerado um dos melhores do mundo.

A Capela Santa Maria foi inaugurada em 15 de outubro de 1939, como parte do conjunto de edificações que compunha as antigas instalações do Colégio Santa Maria, que funcionou no local por quase 60 anos. Propriedade do município desde 1998, foi totalmente restaurada em 2008.

Curitibinhas

Ao final da vistoria, o prefeito encontrou um grupo de curitibinhas da Escola Municipal Paulo Esmanhoto, do Sítio Cercado. Eles saíam de uma atividade do programa Gente Arteira, no Espaço Caixa Cultural, que fica em frente à Capela Santa Maria. 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/capela-santa-maria-e-21-imovel-publico-recuperado-pela-prefeitura/51676.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …