Procon-JP realiza campanha educativa e fiscalização para aplicação de lei que contempla autistas

A inserção do símbolo mundial do autismo nas placas que sinalizam atendimento prioritário nos estabelecimentos de João Pessoa é tema de campanha educativa e preventiva realizada pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), baseada na lei estadual 11.090/2018. O Procon-JP também realizará fiscalizações para cobrar o cumprimento da legislação.

A campanha faz parte da parceria firmada em maio entre o Procon-JP e a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Autismo da Câmara de Vereadores de João Pessoa e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB). Dentro das ações, além das campanhas educativas e preventivas, estão atividades de fiscalização de leis que regulam direitos para o consumidor autista.

Helton Renê, titular do Procon-JP, afirma que as ações da parceria também vão trabalhar toda a legislação consumerista sem distinção de sua condição, uma forma de dar visibilidade a todos os consumidores dos problemas enfrentados diariamente  pelas pessoas com necessidades especiais e seus familiares. “É como já dissemos antes, inserir todo mundo no universo consumerista para ampliar o olhar para quem precisa de uma maior atenção”.

 Contemplar todos – As campanhas educativas e preventivas para divulgação de leis específicas referentes aos autistas serão trabalhadas ao longo deste ano. “Iniciaremos com a divulgação da legislação específica para que as pessoas com autismo e seus familiares se sintam contemplados. É obrigação dos Procons cumprirem o que está previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC), e uma delas é realizar a política consumerista para todos”, garante Helton Renê.

 Mais leis – Existem leis federais como a 12.764/2012, que institui a Política de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, e a 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência) que asseguram o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais, e promovem a inclusão social e a cidadania, em condições de igualdade.

 

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/procon-jp-realiza-campanha-educativa-e-fiscalizacao-para-aplicacao-de-lei-que-contempla-autistas/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …