Mutirão social volta à Rui Barbosa com novos serviços – Prefeitura de Curitiba/PR

A Prefeitura de Curitiba fará nesta quarta-feira (31/7), mais um Mutirão Social Curitiba Que Não Dorme para atendimento à população em situação de rua.

A ação será na Praça Rui Barbosa, das 9 às 17 horas, com dois novos serviços: o de orientação à higiene bucal, feito por voluntários, e sobre descarte correto de lixo e coleta de materiais, como lixo eletrônico, o que será feito por um caminhão do projeto EcoCidadão, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

“O Mutirão oferece vários serviços de secretarias municipais, além de grupos voluntários da sociedade civil. É uma estratégia conjunta para superação da situação de rua”, explica o presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Thiago Ferro.

A ação social, que acontece sempre na última quarta-feira de cada mês, oferecerá suportes nas áreas da assistência social, trabalho, saúde, defesa social, meio ambiente, esporte e atividades culturais.

Grupos voluntários farão palestras psicoedutivas e orientações sobre dependência química, encaminhamentos para comunidades terapêuticas, corte de cabelo, distribuição de alimentos, verificação de pressão arterial e teste de glicemia.

Serviços ofertados

Fundação de Ação Social

Atendimento social com a realização do Cadastro Único, para acesso a benefícios sociais, como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Minha Casa Minha Vida.

Encaminhamentos à rede socioassistencial e orientação à população em geral sobre os serviços ofertados pelo município para as pessoas em situação de rua e sobre como ajudar este público.

No Expresso Solidariedade, serão servidos café da manhã e almoço.

Cadastramento de voluntários e orientações das ações voluntárias na FAS.

FAS Trabalho

Orientação sobre cursos de qualificação profissional, acesso ao mundo do trabalho e encaminhamentos ao Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Assessoria de Direitos Humanos e Política para Mulheres – Ônibus Lilás

Informações sobre a Lei Maria da Penha e tipos de violência previstos na legislação, além de divulgação da campanha “Vire a Página”, que tem o objetivo de prevenir e  combater a violência contra a mulher.

As mulheres poderão fazer denúncias e ser encaminhadas para atendimento de acordo com cada caso.

Secretaria da Defesa Social – Projeto Intervidas

Atendimento e prestação de serviços voltados à prevenção ao uso e abuso de drogas e à violência com objetivo de reduzir os danos junto à população em situação de rua, que faz uso de álcool e outras drogas.

Haverá exibição de filmes motivacionais, jogos interativos, entrevista motivacional, trabalhos em grupo, encaminhamentos.

Secretaria da Saúde – Consultório na Rua

Avaliação médica, coleta de exames laboratoriais, testes rápidos de HIV e infecções sexualmente transmissíveis, procedimentos (curativos, retirada de pontos), orientações, diagnósticos e encaminhamentos à rede de saúde.

Secretaria do Meio Ambiente – Rede de Proteção Animal

Atendimento aos animais de estimação da população em situação de rua com ações educativas para a guarda responsável, avaliação clínica, aplicação de vacinas, vermífugo e antipulgas, exames clínicos básicos e cadastro para castração.

Coleta de materiais, como lixo eletrônico, pelo caminhão EcoCidadão e orientações quanto ao descarte correto do lixo.

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Atividades de recreação e lazer com jogos gigantes e blocos lógicos.

Fundação Cultural de Curitiba

Apresentação do Conjunto Choro e Seresta.

Sociedade Civil

Projeto Gadareno e ABBA – corte de cabelo  

Cruz Vermelha – aferição de pressão arterial e teste de controle glicêmico.

MEDPREV – atendimentos de saúde e agendamento de consultas.

Farmácia Descontão – palestra sobre cuidados e promoção da saúde e distribuição de kits de higiene pessoal. 

ONG Visão Perfeita – doação de óculos e lentes, em parceria com o Instituto dos Óculos (encaminhamento feito pela FAS).

Comunidades Terapêuticas – entrevistas com pessoas que querem ser acolhidas e fazer tratamento para uso de substâncias psicoativas.

Igreja Metodista Bacacheri – distribuição de alimentação no Expresso Solidariedade.

Realclin – orientações sobre higiene bucal em um consultório odontológico móvel.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/mutirao-social-volta-a-rui-barbosa-com-novos-servicos/51717.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …