Elefante Bartolomeu ganha festa de aniversário em escola do Butiatuvinha – Prefeitura de Curitiba/PR

O aniversário de um elefante mobilizou os estudantes do 4º ano da Escola Municipal João Stival, no Butiatuvinha, nesta terça-feira (30/7). Os quatro anos de Bartolomeu, personagem principal da história “A coceira de Bartolomeu”, da escritora curitibana Josiane Mayr Bibas, foi comemorado com festa pelos curitibinhas que capricharam na decoração da biblioteca, confeccionaram cartões, lembrancinhas e se esmeraram na hora de cantar “Parabéns pra você”.

A festa também teve doces, atividades lúdicas e pedagógicas, contação de histórias, além de um encontro e bate papo com a escritora criadora do personagem.

“Ele é uma espécie de nosso melhor amigo, nos ensinou como é importante cuidar dos amigos e por isso quisemos fazer a homenagem”, contou a estudante Karolaine da Silva Moreira Dias.

O paquiderme fictício foi apresentado aos estudantes no ano passado, durante uma atividade planejada de forma interdisciplinar entre as professoras Mariane Diniz Bernardes, regente do 3º ano, Suzan Ferst, da Classe Especial e de Lizete Jedrzejczyk Chultiz, a agente leitura da biblioteca.

O conto

O livro conta como Bartolomeu encontrou solução para um problema beneficiando todos os envolvidos. A história sobre superação de dificuldades, respeito à diversidade e convivências conquistou os estudantes desde as primeiras atividades promovidas pelas professoras.

“Gostamos dele logo de cara porque ele é muito carinhoso, respeitoso e nos ajudou a pensar em como fazer para deixar o outro bem”, contou a estudante Lavinya Vitória de Jesus dos Santos, de 9 anos.

Autores curitibanos

Trabalhar o livro com a turma, explica Lizete, serviu como um disparador para novas aprendizagens, além de incentivar o prazer pela leitura entre os estudantes.

“Escolhemos uma autora da cidade para aproximar as crianças de quem produz literatura em Curitiba e tornar essas pessoas e as suas obras reais ao universo das crianças”, disse a agente de leitura.

Foram dias e dias dedicados à leitura, debate de ideias, criação de outros finais possíveis para a história, encontros com a escritora e por fim, a preparação para a festa. “Descobrimos que ele nunca tinha tido uma festa e quisemos fazer isso para ele que é um personagem muito importante pra gente”, disse Thalita Coelho Rodrigues, de 9 anos.

Convidada para festa, a escritora Josiane Mayr Bibas aproveitou o novo encontro com a turma para falar sobre outro livro que está escrevendo sobre Bartolomeu. Também pediu aos estudantes que a ajudassem na definição da capa da obra que deverá ser publicada em breve. 

“Escrevo para as crianças e essas, em especial, têm uma forte ligação com o personagem, por isso podem contribuir na decisão sobre a melhor opção”, disse Josiane.

Autores

A biblioteca, batizada com o nome do escritor Monteiro Lobato, é um dos espaços preferidos dos 542 estudantes na escola, distribuídos nas turmas de educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental. 

Projetos que valorizam a literatura curitibana são frequentes e Lizete promove encontros entre estudantes e autores das obras.

Já estiveram na escola os escritores Lucas Buchili, Álvaro Posselt e Fernanda Salgueiro.

Além dos momentos literários, das atividades de contação de histórias e do empréstimo de livros, o espaço serve para atividades desenvolvidas em parceria com a Casa da Leitura Maria Nicolas, de Santa Felicidade. 

O trabalho de mediação de leitura desenvolvido pela escola foi elogiado por Josiane Mayr Bibas, que é fonoaudióloga de formação e coordenadora da ONG Freguesia do Livro. 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/elefante-bartolomeu-ganha-festa-de-aniversario-em-escola-do-butiatuvinha/51756.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …